Capital apresenta projeto para exposição internacional de Shanghai

O Projeto Porto Alegre na Expo 2010 será apresentado hoje, 10, às 18h30, na Usina do Gasômetro (avenida Presidente João Goulart, 551). O objetivo é compartilhar com a população a seleção da capital gaúcha como uma das 55 cidades que estarão em destaque na exposição mundial que promete ser a maior da história das feiras internacionais, a ser realizada em Xangai, na China.

Apenas duas cidades brasileiras – Porto Alegre e São Paulo – foram contempladas com a participação no evento. Com o tema “Cidade melhor, vida melhor” (Better city, better life), a Expo 2010 apresentará soluções, estratégias e políticas que contribuem para o desenvolvimento sustentável das cidades.

Democracia – A capital gaúcha apostou em uma de suas características mais marcantes – a participação das comunidades – para estar no seleto grupo de cidades escolhidas para apresentar-se aos 70 milhões de pessoas que a organização da Expo 2010 espera receber de 1º de maio a 31 de outubro. O Bureau Internacional de Exposições (BIE) avalizou o projeto encaminhado à seleção da feira mundial e defendido por delegação da Unesco, baseado nas ações conduzidas com base no conceito de governança solidária local. Esse projeto de desenvolvimento local e seus principais suportes conceituais, como transparência, convergência, cooperação e diálogo, serão mostrados em um estande de 206 metros quadrados no pavilhão das “Melhores Práticas Urbanas – UBPA”, com concepção visual assinada pelo designer e curador de exposições Marcelo Dantas.

Designer – Dantas estará no evento na Usina para apresentar o projeto do espaço porto-alegrense na Expo 2010. Na montagem idealizada pelo designer, um labirinto em forma circular irá projetar aos visitantes o universo da democracia participativa local e as práticas de desenvolvimento urbano sustentável conduzidas com base na corresponsabilidade, na solidariedade, no diálogo e na territorialidade. Uma espécie de jogo interativo será viabilizado por intermédio do projeto visual, estimulando ações que também traduzam o conceito de governança solidária local. 

Formado em Cinema e Televisão pela New York University e pós-graduado em Telecomunicações Interativas pela mesma universidade, Dantas estudou História da Arte e Teoria de Cinema em Florença (Itália) e Relações Internacionais e Diplomacia em Brasília. Recebeu prêmios de melhor documentário em Paris, Rio, Nova Iorque, além de assinar inúmeros trabalhos como curador de exposições históricas e de arte.

Além do prefeito José Fogaça, estarão presentes a secretária de Coordenação Política e Governança Local, Clênia Maranhão – também Comissária de Porto Alegre para a Expo – integrantes do secretariado municipal e representantes de entidades e associações. “A apresentação do Projeto Porto Alegre na Expo 2010 será a oportunidade de compartilharmos este momento único com a população. Em Xangai, estaremos em evidência durante seis meses, para um público estimado em 70 milhões de pessoas”, explica Clênia.

Prefeitura de POA



Categorias:Eventos

Tags:, ,

%d blogueiros gostam disto: