A situação do Rio Grande do Sul no ranking dos Estados com melhor infraestrutura material é vergonhosa para os gaúchos.
Eis a lista, por ordem de colocação, segundo pesquisa que a Fundação Dom Cabral elaborou a partir de indicadores dos setores de energia, transporte e telecomunicações, com a pontuação de cada um:
1º – São Paulo, 520
2º – Minas, 331
3º – Rio, 326
4º – Paraná, 223
5º – Espírito Santo, 196
6º – Distrito Federal, 179
7º – Bahia, 177
8º – Rio Grande do Sul, 117
9º – Rio Grande do Norte, 112.
A ordem dos três primeiros, obedece a participação de cada Estado na formação do PIB, mas o RS, que é o quarto no ranking, neste caso vai para o oitavo lugar. Assombrosamente, coloca-se atrás até do Espírito Santo e do Distrito Federal. Por pouco não perde para o Rio Grande do Norte.
Há 30 anos o setor público estadual não consegue liberar recursos para investir em infraestrutura. Apenas agora, no governo Yeda, com o déficit zero, sobrou algum dinheiro para isto, mas é tudo muito insuficiente. Como também o governo federal investe quase nada no Estado, restaria o setor privado, mas segmentos ressentidos, atrasados e política e ideologicamente perversos, hostilizam esta opção.
O caso da expulsão da Ford por parte do governo estadual do PT, é o emblema desses setores xiitas fundamentalistas guascas – e da perda de posição relativa da economia gaúcha no espaço da economia do País.
* A pesquisa da Fundação Dom Cabral encontra-se na íntegra no Anuário Exame 2009-20910 de Exame que circula nesta segunda-feira.
Políbio Braga
Categorias:Economia Estadual, Infraestrutura
Faça seu comentário aqui: