APROVADO PROJETO CAIS DO PORTO EM DIA HISTÓRICO NA CÂMARA MUNICIPAL

Foi aprovado pela maioria do plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre, às 22h42min desta segunda-feira (21/12), com 29 votos favoráveis, o projeto do Executivo que estabelece regime urbanístico para a região da cidade conhecida como Cais Mauá.

Discussões acerca do projeto de revitalização do Cais Mauá Na foto: Vereadores Valter Nagelstein, Tarcísio Flecha Negra Airto Ferronato, Fernanda Melchiona, Sofia Cavedon e Bernardino Vendruscolo

Os vereadores Carlos Todeschini (PT), Sofia Cavedon (PT), Maria Celeste (PT), Lúcio Barcelos (PSOL) e Fernanda Melchionna (PSOL) votaram contrários à proposta.

O projeto, que entrou em discussão na Casa no início de setembro, mobilizou no plenário grupos favoráveis e contrários a construções e intervenções próximas à orla do Guaíba.

Os empreendimentos previstos para a área do Cais Mauá deverão ser realizados por meio de Parceria Público-Privada (PPP). A expectativa da prefeitura é de que as obras sejam concluídas até 2014, ano em que Porto Alegre será subsede dos jogos da Copa do Mundo de Futebol.

No texto votado é identificada como Macrozona (MZ) 01, Unidade de Estruturação Urbana (UEU) 02 a região do Cais Mauá objeto das discussões. O projeto estabelece regras e parâmetros para o uso e a ocupação do solo – definindo densidade, atividades, índice de aproveitamento, volumetria (altura e taxa de ocupação) e outros dispositivos – das Subunidades 2, 4 e 5, bem como altera os limites das Subunidades 1 e 2 e cria as Subunidades 4 e 5.

A área do Cais Mauá em questão tem 1,8 quilômetros quadrados e 3,3 quilômetros de extensão, abrangendo o trecho que vai da Usina do Gasômetro até a terceira doca, na altura da Rua Coronel Vicente esquina com Avenida Mauá, nas proximidades da Estação Rodoviária. Dos 12 armazéns instalados nesse trecho, 11 são tombados pelo patrimônio histórico do Município. Com investimentos de aproximadamente R$ 500 milhões, a revitalização do Cais Mauá prevê a criação de áreas para comércio, turismo, lazer e cultura.

Emendas

Na lista de emendas apresentadas ao projeto, foram aprovadas pelo plenário as de números 1, 2, 3, 4, 5, 10, 11, 12, 14, 15, 16, 17, 20, 22, 24, 25, 27, 28, 29, 30, 31, 35, 36, 37 e 38. Já as emendas 6, 7, 8, 9, 18, 21 e 33 foram rejeitadas e as de números 13, 19, 26 e 32 foram retiradas de tramitação.

Obs: Números e situação de cada emenda sujeito à confirmação pela Diretoria Legislativa (3220 4192 / 3220 4335).

Câmara Municipal

___________________________

Guardem bem estes nomes:

Carlos Todeschini (PT)

Sofia Cavedon (PT)

Maria Celeste (PT)

Lúcio Barcelos (PSOL)

Fernanda Melchionna (PSOL)

ELES SÃO CONTRA A CIDADE ! VOTARAM CONTRA O PROJETO DO CAIS!

VAMOS BOICOTÁ-LOS NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES EM QUE PARTICIPEM



Categorias:COPA 2014, ORLA, Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, ,

25 respostas

  1. POR FAVOR POR FAVOR escolham um projeto de arquiteto
    renomado internacional e criem predios que sejam o simbolo
    novo da cidade, e nao ergam predios quaisquer!
    exemplo:

  2. Mas a Fernanda se elegeu pelos votos do Pedro Ruas, nao pelos votos dela. Se ela continuar nas costas de alguem bem votado, se reelege.

  3. Votei na Fernanda por achar que ela estava ao lado da cidade. Sua postura intransigente, totalmente submissa aos desmandos de seu partido, me arrasaram. Pensei que ela era forte, mas sua atuação tem sido cada vez mais fraca e patética. Não só deixarei de votar nela, como pessoalmente irei conversar com meus parentes para não repetirmos nossos erros. Duvido que consiga ser reeleita.

  4. Mariana, quem sabe vc nao acabe gostando do novo cais quando ficar pronto? Aguardemos, tenhos certeza que sera muito melhor do que está hoje.

  5. Sim, as torres ficam na beira do rio, atras da estacao de trem (ou na frente, depende de qual for o ponto de referencia), só q a area onde elas estao super ampla e olha o q é a Maua.
    Eu disse q acho q a orla está boa do jeito q está?
    Nao, eu disse q se dá vergonha uma orla do jeito q está tb dá vergonha q a cidade perca a orla (pode conferir).
    POA nunca tratou bem o Guaiba, já passou da hora de começar a tratá-lo. Um projeto de revitalizaçao é mais do q necessário, mas se é pra trazer ideias de outras cidades, se é pra tomar como referencia Rosario que nao esqueçam que o projeto de Rosario visou que a cidade se voltasse pro rio e nao privar a cidade do rio, o q dá receio q seja uma consequencia do projeto porto alegrense.

  6. Ok, cada um com seus conceitos, mas só corrigindo, as Dolfines ficam bem próximas a beira do rio, portanto bem a frente da estação de trem, e as Mauí que terão 140m ficarao mais próximas ainda, com um detalhes, são prédios residenciais, estes proibidos aqui na orla. Em Poa serão no máximo duas Torres de 100m! que com certeza depois de prontas vão valorizar muito o skyline da cidade alem de aumentar a própria auto estima de uma cidade estagnada a tantos anos. Em Barcelona acaba de ser erguido um Hotel de 88m quase dentro da água, alem de outros dois que foram erguidos para as Olimpiadas de 154m, além de muitos outros prédios em toda a orla. Depois disso Barcelona passou a ser uma das cidades mais visitadas da Europa. Você acha que o Pontal do Estaleiro está melhor assim atirado as traças, aos marginais, as ruinas do que se tivessem liberado a construção de espigões! de 14 andares e um vasto calçadão com acesso para toda a população, além de ciclovias,marina, praças e tal…?

  7. Voltei no ultimo dia 7 de la.
    Lembro de duas torres, elas foram alvo de muita polemica na cidade. No entanto, o projeto de Rosario me parece bem distinto ao de Porto Alegre, pois o espaco da orla é, no geral, bem mais amplo que o espaco de Porto Alegre (no centro de POA isso é mais do q nitido), de maneira que mesmo essas duas torres nao causam o efeito de perda de vista do rio. Nem essas torres nem qualquer outro edificio que esteja na área da orla. Lembrado q essas duas torres a q tu te referes estao em uma área relativamente isolada, atras da estacao de trens, onde há um descampado bem grande. Nada parecido com o centro de Porto Alegre. Me parece q é como um comentario q eu ouvi ontem na camara (fui pela votacao de duas emendas relacionadas a UFRGS), eles copiaram só as partes ruins dos projetos das cidades visitadas. A orla de Rosario é um projeto ótimo, quem dera o de Porto Alegre fique como o de lá, pois se dá vergonha uma orla do jeito q está tb dá vergonha q a cidade perca a orla.
    O povo de POA chamar predio de 8 andares de espigao é irrelevante, pois o projeto nao fala de predio de 8 andares e sim de 100 metros.

  8. Mariana, são as Torres Delfines del Guarani, duas de 136m em Puerto Norte, ao lado delas fica o Nordlink de 70m, e do lado dele o Embarcadero de 112m. Falei de 140m me referindo as já aprovadas Torres Mauí que também serão duas, logo abaixo das Dolfines, sem contar a Torre Aqualina de 125m, e Punta Divisadero de 115m. que ficam no centro, um pouco abaixo do monumento a bandeira, e o segundo um pouco acima frente a um parque, todos com vista para o rio. Se viveste lá por 4 meses, com certeza não olhaste para cima, ou já fazem alguns anos, ou então não te ligas em edificios, sinal que eles não fazem tanto mal assim como acha o povo de Poa que costuma chamar qualquer predio de 8 andares de espigão!

  9. 140m em Rosario?
    Onde isso?
    Vivi lá por quase 4 meses e o projeto é muito distinto, e muito melhor. Nada de tapar a vista do rio, bem diferente do q foi aprovado ontem.
    Revitalizar a orla do Guaiba é urgente, mas nao é só enfiar um monte de arranha-ceus.

  10. Tem algum projeto pra alargar a avenida maua? Será necessário.

Faça seu comentário aqui: