O tele-domingo e o desserviço aos gaúchos

Alguém assistiu o tele-domingo de hoje (03/01/10)?
Sobre a “polêmica” do Guaíba, se é rio ou lago?
Pois bem, os caras fizeram a matéria com duas pessoas, um velhinho simpático com alto apelo emocional por ter história no Guaíba e um especialista frio e “distante”.
Cada um deu seus argumentos e deixaram o povo decidir (tipo um plebiscito. Esses gaúchos adoram um plebiscito).
O povo “decidiu” que o Guaíba é um rio com 66% das ligações.
É, cada povo tem a emissora de tv que merece…

Este foi um comentário de Anderson Vaz no Skyscrapercity.

________________________

Como se esta questão fosse de opinião…

É uma questão totalmente técnica, sem ideologias e partidos para influirem, muito menos as opiniões de pessoas sem conhecimento especializado na área. O Anderson tem razão, é a RBS TV mais uma vez prestando um desserviço à população, “informando” de forma errada as pessoas.



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , ,

10 respostas

  1. boa noite tele domingo! domingo gosto muito do seu programa todos domingos vejo o tele – as moticia sao muito boas espero mais

    Curtir

  2. Olá!
    Sou professor de ed. física em Lajeado, e dia 8/7/2010,NUM VOO DO DO RIO DE JANEIRO, QUE CHEGA EM POA AS 21H15′ horário previsto. minha namorada JEOVANA chega de PORTUGAL, estava 6 anos lá, vai ser uma chagada inesquecivel de amor, e gostaria de registrar isso como marca hitórica no SALGADO FILHO, uma verdadeira história de amor, com cartazes e tudo…
    Se não for esse o meio para conversar com voces, por favor entrem em contato comigo!
    Pensei muito nas reportagens do TELE DOMINGO, não perco um programa, é Rio Grande mesmo, mas se for viável, muito obrigado!
    Sou o Menudo aqui em Lajeado, ex,. jogador de futebol, com passagem no SANTOS FC, onde era conhecido como ALEXANDRE GAÚCHO!
    abrAços.
    ALEXANDRE.

    Curtir

  3. Tudo passa pela questão socio economica cultural.
    Com o crescimento economico do país, a necessidade de mão de obra especializada, cresce em necessidade.
    Como na maioria dos segmentos da atividade economica, profissionais são guindados a postos de maior importância, sem a devida qualificação.
    Jornalistas da RBS, não fogem desta regra.
    E para piorar, nossa juventude vem por aí com o português praticado, via “Orkut”.
    Temos que nos vacinar contra estes “assassinatos Culturais”

    Curtir

  4. É lago, todo mundo sabe disso. É só olhar um mapa. Já viram um rio com tantas baías, enseadas e pequenas penínsulas?

    Na verdade o Guaíba não passa de uma estensão (ou continuação) da Lagoa dos Patos, só que com outra denominação.

    Ou a lagoa dos Patos é rio também?

    Bom, aqui em Porto Alegre tudo é possível, já que os conceitos mudam conforme os interesses políticos e de grupos de pseudoecologistas.

    Curtir

  5. Mas a RBS deixou o povo decidir. Quando se coloca uma questão assim (a chamada era “Afinal, o Guaíba é rio ou lago”) e não conclui com a resposta certa, aliás, conclui com “O povo acha que o Guaíba é rio com 66% dos votos”e termina assim do nada a matéria, a mensagem que fica é que o Guaíba é rio e ponto final. Ou seja, fez um desserviço.
    O que eles deveriam fazer é INFORMAR corretamente, memsoq ue romantizassem a matéria, ou deixassem claro que a população acha que é rio mesmo NÃO SENDO. Eu sei que não é rio e continuo chamando de RIO GUAÍBA.

    De qualquer forma, eu sei e achei que quem lesse minha crítica também concluiria que a palavra plebiscito foi colocada ali como uma ironia ao recente plebiscito e ao fato dos ecochatos sempre pedirem plebiscito pra qualquer coisa que eles discordem. Eu sei que é uma enquete e a maneira que escrevi, também deixa claro que era uma enquete televisiva e não um plebiscito, afinal, mesmo que eles quisessem chamar de plebiscito, isso não ia ser a decisão final porque não tem legalidade nenhuma.

    Curtir

  6. A questao nao é essa… tu disse que a RBS “deixou o povo decidir”, como num “plebiscito”. Eu insisto: foi feita uma ENQUETE, uma simples pesquisa pra saber a OPINIAO das pessoas. Nao foi uma eleiçao pra decidir, definitivamente, se é lago ou rio, atè pq isso ja foi decidido. E o resultado da enquente era esperado, afinal, ha anos o Guaiba é chamado de rio, até pela publicidade dos governos. Esse foi o ponto q questionei. Continuo achando que nao houve um desserviço da emissora.

    Curtir

  7. Stéfano,
    a partir do momento que a matéria deixa essa dúvida na cabeça de toda uma população, faz um desserviço sim.
    Eles até poderiam romantizar a matéria, com o velhinho e sua história com o “rio”. Porém, eles deveriam concluir. E explicar.
    Ou, depois da “enquete”, deveriam ter continuado a matéria explicando pra maior parte dos telespectares o que é na verdade.

    A matéira ficou incompleta e quem não entende do assunto desligou o televisor no domingo tendo certeza que é Rio e não Lago.
    Ou seja, fez um desserviço.
    O papel de uma emissora de TV é informar corretamente entre outras coisas. Algumas horas antes o Fantástico fez matérias dessa forma, colocando uma questão no ar e concluindo e não deixando dúvidas. Como na matéria sobre a Maçonaria.

    Curtir

  8. Quando olho o Jornal do Almoço e vejo a Rosane Marchetti chego a ter náuses ao lembrar do que ela falou um dia antes da votação do Pontal do Estaleiro. A RBS lembra Agapan, e tudo isso envolve ideologias ultrapassadas no mais puro atraso para um povo ja mal informado por natureza de suas próprias origens provincianas, querendo que um lago vire RIO por questões emocionais pra uns, e políticas para outros…

    Curtir

  9. A RBS nao deixou o “povo decidir”, simplesmente fizeram uma pesquisa pra saber a opiniao dos telespectadores. Simples. Nao é pq foi feita uma interativa no Teledomingo que o Guaiba sera rio ou lago. Nao foi um “plebiscito”. Foi uma enquete. Sabemos que a maioria da populaçao, mesmo sabendo que o Guaiba é lago, insiste em chama-lo de rio… como um cara disse na reportagem: ‘é um lago chamado Rio Guaiba’… E, pra quem viu a reportagem, foram mostrados todos os dados tecnicos de que se trata de um lago! Nao vejo desserviço algum na matéria.

    Curtir

  10. Na verdade o Guaíba se comporta em determinado momento do ano como rio, por causa do fluxo de água e lago no outro instante.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: