Obras do PAC entregues no RS: ZERO


– Só no papel: 33,3%
– Obras travadas: 25%
– Em andamento, mas com atrasos: 41,7%%
– Obras entregues: Zero

De acordo com a ONG Contas Abertas, das 12.520 obras programadas pelo PAC há tres anos para todo o território brasileiro, apenas 1.229 foram concluídas.

. Isto representa 9,8% do total.

. No Rio Grande do Sul, de acordo com reportagem exclusiva do jornal Zero Hora deste domingo, que listou as 20 principais obras previstas pelo PAC para o Estado, o índice de conclusão é igual a zero.

. O repórter Marcelo Gonzatto, examinou obra por obra em duas páginas do jornal e concluiu que nenhuma delas foi entregue.

. Os dados que abrem esta nota, demonstram de que modo o PAC corresponde a um pactuei eleitoreiro, um blefe político e uma ferramenta retórica mentirosa. Quem conheceu os governos do PT no RS (leia “Herança Maldita”, do editor) sabe que o PT não possui quadros preparados e se especializou em propaganda enganosa.

. O PAC é um tigre de papel no RS.

. A Mãe do PAC, a ministra Dela Roussef, candidata em campanha aberta, não foi ouvida pelo jornal ou não quis falar.

. Apesar desse fracasso evidente, o governo Lula quer lançar em fevereiro o PAC 2.

CLIQUE AQUI para examinar a tabela das obras examinadas uma a uma pelo jornal de Porto Alegre.
CLIQUE AQUI para conferir a reportagem de Contas Abertas.

Políbio Braga



Categorias:Economia Estadual, Outros assuntos

Tags:, ,

8 respostas

  1. Gostei da matéria!
    Realmente é muito triste as autoridades não entregarem as obras como nós desejamos.
    Espero que depois dessas eleições as coisas mudem.

    Curtir

  2. Parece-me que não foram listadas as obras que o Farol da Alexandria,FHC fez no estado do RS.Seria apropriado,não achas?
    Ademais,prefiro que atrasem do que não serem feitas.
    sabe o mais me aborrece?
    Esses pseudos progressistas =a tragicomédia gaúcha!

    Curtir

  3. Julião: Não falta dinheiro e se a crise foi uma marolinha, o Goverbo não pode chorar. Veja que emprestamos dinheiro ao FMI, perdoamos dívidas de países africanos, a Petrobrás atuou como uma mãe para Evo Morales, a Venezuela recebeu empréstimos e fora outras regalias que fornecemos aos vizinhos. Aumento para o funcionalismo público não é nem 1/100 da ponta do iceberg.

    Curtir

  4. Eu não me surpreendo nem um pouco em ver o RS ser mais uma vez o prejudicado. Historicamente somos meros pagadores de impostos e devo reconhecer que independe de ser Direita ou Esquerda no poder. Não vejo nenhum dos “nossos representantes” gritando contra este descaso conosco: Simon, Zambiasi, Paim, Tarso Genro, Ônix, Luciana Genro…tudo farinha do mesmo saco.
    Ninguém liga, pois o povo segue votando neles independente do que digam.

    Curtir

  5. Julião: BRAVO!!

    Curtir

  6. Sem dúvida nenhum esse PAC não passa de um projeto eleitoreiro para alavancar a candidatura da ministra do governo Lula.

    A maior parte dos investimentos feito até agora vem de estatais, como a Petrobras, que já investiam antes (ou acham que o pré-sal foi descoberto por acaso), e de empresas privadas ou de governos estaduais.

    O dinheiro novo do orçamento da União (que, todos sabem, fica com 70% do tributos do país) para investimentos em INFRAESTRUTURA são escassos e desproporcionais ao imenso orçamento do governo federal.

    Taí a duplicação da BR-101 de exemplo. Um rodovia que deveria ficar pronta em 3 anos, vai levar quase 10 (falam em 2012, mas eu não acredito – Alguém viu obras na região de Laguna?).

    Por que? Porque falta dinheiro. Essa história de problemas jurídicos e de licenciamentos ambientais não passa de falácia.

    Em contrapartida os GASTOS com servidores públicos no governo Lula não param de aumentar (20 bilhões ao ano), talvez porque esses sejam a base, e contribuintes fiéis, do partido do governo: o partido dos trabalhadores e sindicalistas do serviço público.

    Curtir

  7. Enfim, repito que o andamento nao é o ideal… mas o mais importante é que essas obras estao, ENFIM, saindo o papel. A unica coisa que realmente me preocupou na reportagem foi o fato de a unica iniciativa sobre a nova ponte do Guaiba ser o edital para elaboraçao do projeto. AINDA!? Seria mais facil, entao, entregar a concessao à Concepa – que ja tem um projeto concluido.

    Curtir

  8. O Polibio, pra variar, usando seu site pra atacar o governo. Obviamente, eu gostaria de ver todas as obras concluidas ha muito tempo. Agora, chamar o PAC de “pactuei eleitoreiro, blefe político e ferramenta mentirosa” é demais. Essas obras nao estao atrasadas no governo Lula… eram esperadas ha varios anos e governos. UM ATRASO DE ANOS! Ou o Polibio esqueceu que no gov FHC tivemos um ministro dos transportes gaucho que nao deu soluçao para a BR 101 e para a 116? Pela propria reportagem podemos ver que existem questoes ambientais, desapropriaçoes e impasses judiciais… essa burocracia existe em TODAS as esferas de governo. Os Portais da Cidade, por exemplo, é prometido desde o primeiro ano do governo Fogaça… e até hoje nao saiu do papel.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: