Trensurb: Estação Mercado passa por adequações

Foto: Ricardo Giusti - Correio do Povo

A construção do novo túnel de desembarque na Estação Mercado da Trensurb vai exigir a transferência de escadas rolantes da plataforma e mudança temporária aos usuários dos trens. Para garantir segurança e evitar transtornos maiores, os trabalhos de desmontagem e traslado dos equipamentos das escadas para a nova plataforma vêm sendo realizados nos finais de semana. A operação começou às 22h do dia 11, com a retirada da mureta de concreto entre a primeira escada rolante e a escada fixa, além da colocação de tapumes no entorno desses acessos.

Segundo o assessor da Gerência de Operações, Edson D”Ávila, essa é a maior intervenção nas estações existentes, em 23 anos de funcionamento. “Estamos nos adequando às regras de acessibilidade universal para pessoas com deficiência física, mas também melhorando o sistema de desembarque dos passageiros que chegam ao Centro, que antes era realizado na mesma área de embarque”, lembrou.

D”Ávila destacou que as obras de desmontagem e transferência e, posteriormente, de montagem no novo túnel deverão ser concluídas até o dia 8 de fevereiro. Além da melhoria no processo de organização dos fluxos de embarque e desembarque, ocorrerá um aumento significativo dos espaços dedicados a operações comerciais no saguão principal da Estação Mercado. “São mais de 30 mil usuários por dia que passarão a contar com túneis próprios, desafogando a movimentação, principalmente nos horários de pico”, sustentou. Por enquanto, a única mudança é que os usuários que descerem na estação terão de usar o acesso pela mesma plataforma de embarque.

Ao lado da adequação da estação aos critérios de acessibilidade, também foram realizadas a revitalização urbanística da praça Revolução Farroupilha e a extensão da avenida Borges de Medeiros no trecho entre as avenidas Julio de Castilhos e Mauá.

CRONOGRAMA DE OBRAS

De 12/1 a 15/1: Início da desmontagem da escada rolante n 1. O fluxo de usuários para o desembarque permaneceu pela escada fixa e a escada rolante n 2: o serviço foi realizado durante o dia.

De 15/1 a 18/1: Desmontagem final da estrutura com o içamento da escada rolante n 1 para o novo local. Será utilizada a plataforma 2 para embarque e desembarque das 20h do dia 15 até a madrugada de hoje.

A partir de hoje: O fluxo de usuários no desembarque será direcionado para a escada fixa e escada rolante n 2. Até 25/1 será realizada a montagem da escada n 1 no novo local, e com o pleno funcionamento desta escada está previsto a liberação do novo túnel para desembarque.

De 25 a 29: Início da desmontagem da escada rolante n 2. O fluxo de usuários para desembarque será direcionado para escada fixa antiga, pela nova escada fixa e a escada rolante de acesso ao novo túnel.

De 29/1 a 1/2: Desmontagem final da estrutura e transferência da escada rolante n 2. A partir das 20h do dia 29, o embarque e o desembarque serão realizados pela plataforma 2 até o dia 31. No dia 1/02, o fluxo de usuários será direcionado pela escada fixa atual, pela nova escada fixa e escada rolante de acesso ao novo túnel.

De 1/2 a 8/2: Montagem da escada n 2 no novo local. Liberação do acesso total pelas duas escadas rolantes e as duas escadas fixas.
 

Correio do Povo



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, Revitalização do centro

Tags:, ,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: