Capital festeja os 10 anos do FSM

Vice-prefeito anunciou a criação do selo, do carimbo e do memorial do evento Foto: Antonio Sobral

A realização do Seminário Internacional “Dez Anos Depois: desafios e propostas para um outro mundo possível” e do Forinho – um ciclo de atividades e oficinas para crianças – estão entre as novidades do Fórum Social Mundial 10 Anos – Grande Porto Alegre. Os dois eventos, que ocorrerão na Capital a partir do dia 25 de janeiro, deverão receber 30 mil participantes. Em coletiva, o vice-prefeito, José Fortunati, anunciou, ontem, a participação porto-alegrense no FSM que, neste ano, será feito de forma descentralizada, envolvendo outras cidades da região Metropolitana, do Brasil e até de outros países. “Serão mais de 300 oficinas e só no Forinho temos mais de 100 atividades previstas. Tudo ocorrerá no Território do Fórum, área entre os armazéns do Cais Mauá, a Usina do Gasômetro, a Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa”, afirmou.

Ao lado do presidente da CUT/RS, Celso Woyciechowsky, da Força Sindical, Cláudio Janta e do representante da Abong, Mauri Cruz, o vice-prefeito salientou a presença de, pelo menos, quatro chefes de Estado, em evento que ocorrerá, no dia 26, a partir das 18h30min, no Anfiteatro Pôr do Sol, na Capital. “Além do presidente Lula, já está confirmado o presidente eleito do Uruguai, José Mujica, e o vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, e estamos esperando a confirmação dos presidentes do Paraguai, Fernando Lugo, e da Bolívia, Evo Morales”, disse.

Fortunati destacou, ainda, a assinatura do termo que oficializa a criação do Memorial do Fórum Social Mundial. O Memorial deverá ser construído em Porto Alegre e, provisoriamente, começará a ser moldado na Usina do Gasômetro. “Acreditamos que por Porto Alegre ter sido sede de quatro edições do FSM, podemos ter a aspiração de sediarmos, também, esse Memorial, reunido as informações e materiais sobre o Fórum, que estão dispersos por diferentes organismos e países”, sustentou o vice-prefeito. Outra atividade que deve agregar um grande número de participantes é a realização do “Seminário Mundo do Trabalho”, que acontece na Assembleia Legislativa, nos próximos dias 27 e 28 de janeiro. Organizado pelas centrais sindicais, o seminário pretende discutir a geração de emprego e de renda, o desenvolvimento sustentável das atividades econômicas e a exploração da força de trabalho.

Para garantir a infraestrutura do FSM 10 Anos e os custos com divulgação, a Prefeitura de Porto Alegre investirá R$ 2 milhões. Já o Comitê Organizador vai aplicar outros R$ 700 mil para a execução das atividades do Seminário Internacional.
 

Correio do Povo



Categorias:Eventos

Tags:, , ,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: