Estado atinge a proporção de um celular por habitante

Levantamento da Anatel aponta que há 173,9 milhões de telefones móveis em operação no país

O Rio Grande do Sul tornou-se o quinto Estado a superar a barreira de um celular por habitante. São 10,98 milhões de acessos móveis. Os dados, divulgados ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), referem-se ao fechamento do ano passado. São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul superaram a marca em julho de 2009, e o Distrito Federal, em maio de 2005.

Com os principais centros urbanos atendidos, o aumento do mercado está ocorrendo em regiões menos povoadas. A maior expansão em 2009 foi registrada em Tocantins (28%), seguida por Amapá e Maranhão.

Em 2009, houve redução do ritmo de crescimento do mercado de telefonia móvel. O Brasil teve 23,3 milhões de novos acessos, crescimento de 15,4% na comparação com 2008.

Em proporção, com 173,96 milhões de acessos no país, em cada grupo de 10 pessoas, nove têm celular no Brasil. Apenas em dezembro, houve o incremento de 4,2 milhões – o melhor mês do ano. Entre o padrão utilizado nos aparelhos, a tecnologia GSM continua preponderante, com 90% do mercado.

Mercado da banda larga móvel triplicou

Em contraste com o avanço do mercado de telefonia móvel, o mercado de linhas fixas está encolhendo. Na Oi, a maior operadora do país, havia 21,4 milhões de linhas fixas em serviço ao final de setembro de 2009 (último dado disponível), ante 22,1 milhões em igual período de 2008 – queda de 3%.

As operadoras fixas têm compensado, parcialmente, a perda de clientes no serviço de voz com o aumento dos usuários de banda larga. O mercado de banda larga pela telefonia celular triplicou em 2009, segundo a Anatel. Os celulares de terceira geração (3G) e os modems de acesso à internet já são 8,66 milhões em todo o país.

 ZH



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: