Prolongamento da via prevê mais 1,9 mil metros em direção à Zona Norte
Interrompido desde 2005, o prolongamento da Voluntários da Pátria começou a sair do papel, na Zona Norte. Os primeiros cem metros da obra, que integra os preparativos da Capital para a Copa do Mundo de 2014, estão em execução desde a quinta-feira passada.
Ao final da ampliação, a rua contará com mais 1.960 metros de extensão.
Com recursos da Concepa, como contrapartida ao município pela concessão da Freeway, a retomada dos trabalhos começou com o teste de solo e licenciamento ambiental, realizados em dezembro do ano passado. Até o final de abril, a via terá duas pistas pavimentadas com concreto, cada uma com cerca de 10 metros de largura.
A ampliação da Voluntários havia sido iniciada em 2001 e interrompida em 2005. Na época, a obra parou porque não havia um lugar para depositar os resíduos retirados do local. O novo trecho da rua passará sobre um antigo lixão utilizado pela prefeitura.
Trânsito na região não será alterado com a obra
Em proporção, quase 29 mil piscinas de mil litros com entulhos serão retiradas para a ampliação da Voluntários da Pátria, no trecho entre a rótula da Rua Dona Teodora e da Avenida Leopoldo Brentano.
– Já foram transportados cerca de 1,5 mil metros cúbicos de lixo para o município de Minas do Leão. A retirada do restante do material, aproximadamente 27 mil metros cúbicos de entulho e resíduos, que não poderão ser aproveitados como aterro no local, demandará em torno de 50 dias – informou o arquiteto Newton Baggio, gestor técnico da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa).
A obra faz parte das melhorias previstas no Projeto Integrado Entrada da Cidade (Piec) do programa estratégico Transforma Porto Alegre.
A expectativa da prefeitura é de que o novo traçado da Voluntários da Pátria contribua para desafogar o trânsito da Avenida Farrapos e ofereça acesso direto à nova Arena do Grêmio, na Zona Norte.
O projeto prevê ainda uma conexão da via com a futura BR-448, a Rodovia do Parque, que liga Sapucaia do Sul a Porto Alegre.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que não haverá mudanças no trânsito da região durante a execução da obra.
Conforme a assessoria da concessionária, o custo total do empreendimento ainda não está definido.
No ano passado, a quantia estimada pela empresa para realizar a ampliação era de R$ 9 milhões.
ZH
Categorias:COPA 2014, Meios de Transporte / Trânsito
Faça seu comentário aqui: