Novo visual sem o Estaleiro Só

A paisagem da área à beira do Guaíba mudou com a demolições dos antigos galpões da área do antigo Estaleiro Só, no bairro Cristal, na zona sul da Capital.

As estruturas que restavam do falido empreendimento começaram a ser desmanchadas no dia 9 de janeiro. Agora, quem passa pelo local, na curva da Diário de Notícias, consegue enxergar as margens do Guaíba.

O local foi alvo de uma polêmica que resultou em uma consulta popular realizada em 23 de agosto do ano passado. Mais de 18 mil pessoas, de um total de 22 mil eleitores que foram às urnas, disseram não à proposta que permitiria a construção de prédios residenciais na área. Conforme o plano diretor de Porto Alegre, só é permitida a construção de imóveis comerciais.

ZH



Categorias:ORLA, Pontal do Estaleiro

Tags:

3 respostas

  1. Marcelo, só posso concordar com tuas ponderações, mas temo que novamente nada de novo aconteça: infelizmente esta cidade é dominada por interesses contrários ao que o bom senso sugere. A questão do transporte fluvial por barcas, há quanto tempo se arrasta este assunto? Quando outras cidades já resolveram suas dúvidas e adotaram o sistema há décadas, nós aqui, sempre pródigos em gerar ótimas idéias e projetos, continuamos à mercê das pressões dos grandes lobbies que acabam protelando e atrasando qualquer iniciativa neste sentido. E continua tudo como antes, na mesma: frota antiquada, levando gente aos solavancos por ruas esburacadas, atrasos, etc. Enquanto perdurar esta visão provinciana e mesquinha de nossos ilustres administradores (e certos grupelhos engajados que amam uma gritaria), não há como se entusiasmar com idéias novas e arejadas. É o nosso destino, sem dúvida.

    Curtir

  2. Um dia estava lendo sobre um projeto do Rio de Janeiro, para ajudar no problema do transporte público: implantarem um transporte marítmo do Centro para a distante Barra da Tijuca. De quebra, esse transporte se tornaria também uma atração, sendo um belíssimo passeio.

    Pois bem: em tempos onde se discute uma possivel volta das barcas para o transporte entre a capital e a cidade de Guaiba, já discuti com amigos que Porto Alegre poderia muito bem ter um transporte do Centro da cidade para a zona sul ! Aliviaria o transito pesado e os onibus lotados e mais: seria uma EXCELENTE opção de passeio turistico!

    Olha só: na Copa teremos o Cais Mauá. De lá poderiam partir barcas, que fariam uma parada no estádio Beira Rio e outra parada no Museu Iberê Camargo / Barra Shopping.
    Só esse trecho já teria muita demanda.
    E se ouver demanda, poderia ir até Ipanema. Mas só o trecho Cais Mauá/estádio Beira Rio/Iberê Camargo & BarraShopping já valeira a pena. Os turistas iriam adorar. Esse passeio uniria paisagens belíssimas, o estádio, lazer, cultura, gastronomia e compras.

    Curtir

  3. Depois da guerra do Não, achei que tudo estava perdido. Mas vejo que ainda há gente e empresários que querem investir em Porto Alegre e que querem uma cidade mais moderna.
    Essa parte da orla pode sair do buraco: já temos o Museu Iberê Camargo. Temos o Barra Shopping. Vamos ter a pracinha na orla em frente ao Barra.

    Agora já é praticamente certo que teremos o Pontal do Estaleiro com uso comercial.
    É provável que teremos um hotel no Barra Shopping.
    E agora os predios da Multiplan.

    Essa parte do Guaiba saiu do buraco!!!

    Agora falta revitalizar BASTANTE a orla da av Diario de Noticias.
    E as marinas abrirem as portas, e tomarem vegonha na cara e fazerem bares e restaurates.

    E lembrem que tudo isso está a poucos metros com possivel complexo que haverá no estadio Beira Rio! Que poderá ter marinas e hotel.

    Se tivermos esse trecho todo cheio de atrações, será fantástico !

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: