O telefone tocou e o vice-prefeito, José Fortunati, atendeu.
Era Erenice Guerra, secretária executiva da Casa Civil e braço direito da ministra Dilma Rousseff.
Só boas notícias: o governo federal vai reiniciar negociações para aumentar a fatia de Porto Alegre no bolo da Copa de 2014.
Dilma vai abrir a torneira para projetos na área de mobilidade urbana, forma de compensar a frustração pelo fim do sonho do metrô.
Fortunati e o prefeito José Fogaça já fizeram a sua listinha: dois novos viadutos para a Terceira Perimetral, uma nova elevada perto da rodoviária e a continuação da Avenida Severo Dullius, perto do Aeroporto Internacional Salgado Filho.
Agora só falta dar certo.
ZH
___________________
Uma das obras mais prioritárias ( e ainda tabu) que considero é uma elevada no cruzamento da Terceira Perimetral com a Ipiranga. Se não dá pra passar a Perimetral sobre a Ipiranga devido às torres de alta tensão, então que passe a Ipiranga sobre a Perimetral. O custo não seria tão elevado assim (20 milhões).
Veja a maquete que saiu em Zero Hora em 2009, na matéria sobre 18 soluções para o trânsito em Porto Alegre:
http://farm4.static.flickr.com/3418/3980823342_4fa1c67225_o.jpg
Categorias:Meios de Transporte / Trânsito
^^ Meu sonho tb… mas nao acredito. Especialmente depois de colocarem dinheiro fora com aquela reforma da estacao Mercado.
CurtirCurtir
Uma nova rodoviária e o aterramento da linha do Trensurb na região central de Poa é algo completamente viável e necessária.
Um sonho que ainda espero estar vivo para ver!
CurtirCurtir
O que interessa para Porto Alegre, em termos de Copa do Mundo, são obras que melhorem o transporte público e a circulação na cidade, muito além do projeto dos Portais.
Se não existe mais tempo para construir um linha de metrô até a Copa e a linha da Copa não era tão prioritária assim, porque não fazer outros investimentos paralelos, mais viáveis e não tão caros (quanto o metrô).
Por exemplo:
– aterrar a linha do Trensurb na região central de Poa,
– uma ( ou várias) linha de VLT, sistema mais barato e menos complicado para ser construído,
– outras linhas de aeromóvel, além daquela do Aeroporto,
– uma Rodoviária nova para Poa,
– financiamente de um sistema de transporte por barco no Guaíba.
CurtirCurtir
Eu sabia que eu ja tinha visto a maquete da elevada sobre a Terceira Perimetral. To postando agora logo abaixo deste mesmo post.
CurtirCurtir
E a duplicacao da Vicente Monteggia e da Edgar Pires de Castro?
CurtirCurtir
Foi o que eu pensei Gilberto… deve ser viável né? Tem imagens dessa maquete??? Só pra ilustrar…rsrs
CurtirCurtir
Getúlio, se for uma elevada da Terceira Perimetral sobre a Ipiranga (que é o óbvio) não teria como fazer por causa das torres. Mas e uma elevada da Ipiranga sobre a Terceira Perimetral ? Já vi uma maquete desta situação. Seria mais caro, com certeza, mas se a solução for essa, por que não fazer ?
A elevada teria que ter 3 pistas de cada lado, como a Ipiranga tem.
CurtirCurtir
Mas alguma solução deve haver. Não só nesse ponto da Ipiranga. Um viaduto cairia mto bem no cruzamento com a Silva Só também. Será que não tem como elevar a pista da Ipiranga? Não sei… alguma coisa deve ser feita nesse cruzamento.
CurtirCurtir
Na Ipiranga é complicado por causa dos cabos de alta tensão. Uma vez ouvi entrevista a respeito que seria necessário retirar aquelas torres da avenida para ser possível a construção de viadutos na avenida.
Fico preocupado com esses financiamentos, o prefeito que asumir depois da Copa 2014 vai apenas pagar dividas.
CurtirCurtir
Se esses recursos realmente saírem, a Terceira Perimetral ganhará 4 viadutos e uma passagem de nível até a Copa. Muito bom! Só espero que um desses viadutos seja no cruzamento da Perimetral com a Ipiranga… que tá precisando urgentemente de uma solução.
CurtirCurtir