Transporte da Capital será referência na América Latina

A implantação do Projeto Portais da Cidade, com obras a partir deste ano e início de funcionamento previsto para novembro de 2013, deverá colocar Porto Alegre na condição de “cidade referencial em transporte na América Latina”.

Transporte da Capital será referência na América Latina. Na foto: Executiva Principal de Transporte e Vice-Presidente de infraestrutura da Cooperação Andina de Fomento, Soraya Azan (E). Foto: Bruno Solaro/PMPA

A afirmação é de Soraya Azan, executiva principal de Transporte, vice-presidente de infraestrutura da Cooperação Andina de Fomento (CAF). Ela participa de um Grupo de Trabalho, reunido na Capital, com a presença também de representantes da Metroplan, Ministério do Planejamento e de operadores do transporte coletivo. O grupo avalia o andamento do projeto, com definições de ajustes para sua implantação.

Luis Gutiérrez, Diretor do Centro de Transporte Sustentável do Instituto de Recursos Mundiais, com sede em Washington, reforça que os Portais da Cidade mudarão a imagem urbana da capital, com melhorias na qualidade de vida das pessoas. “Garantirá mais conforto na circulação, mais saúde para as pessoas, menos acidentes no trânsito, mais rapidez nos deslocamentos”.

O Secretário Municipal da Mobilidade Urbana, Luiz Afonso Senna, lembra que os Portais da Cidade possibilitarão “ônibus modernos, de grande capacidade e baixas emissões, estações fechadas e seguras, soluções para uma rápida entrada e saída dos passageiros, informações aos usuários e controle de tráfego em tempo real, maior acessibilidade a todos, entre outras vantagens”.

O Projeto Portais da Cidade, novo sistema de circulação e transporte tipo Bus Rapid Transit (BRT), teve aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos do Governo Federal o financiamento de 100 milhões de dólares captados na Cooperação Andina de Fomento (CAF). O projeto garantiu, também, financiamento federal para obras nos corredores exclusivos das avenidas Protásio Alves e Assis Brasil. O empréstimo da CAF já foi aprovado pela Câmara Municipal.

http://www.portoalegre.rs.gov.br



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, portais da cidade

Tags:, , , , , , ,

4 respostas

  1. Insisitir nesse sistema de transporte público baseado em ônibus sobre corredores só vai fazer com que mais pessoas abandonem essa opção, comprem seu carro de qualquer maneira e congestionem definitivamente a cidade.

    Curtir

  2. O grande problema disso tudo é que as obras não são planejadas para um contexto maior. Se faz um coisa aqui hoje para amanhã destruir e colocar outra por cima. Exemplo melhor não tem do que o Terminal Triângulo que certamente terá que passar por grandes reformulações para atender o futuro Portais da Cidade e, quem sabe, o metrô.
    Se o metrô vai para a Zona Norte, não tem sentido colocar metrô no subsolo e ônibus em cima. Ou um ou outro.
    Se não me angano os ônibus dos Portais passarão pela Sertório o que pode significar que no futuro o metrô passe por baixo da Assis Brasil liberando mais pistas para carros na aveinida.
    Mas ainda assim segue um grande problema: quando a população vai poder, enfim, ver o projeto COMPLETO E DEFINITIVO???
    De nada adianta darmos ‘palpites’ se o que sabemos hoje não vão além dos ‘vai ficar bacana’! ¬¬

    Curtir

  3. Se essa história do PAC2 sair e, com ele, o tão sonhado metrô de Porto Alegre, que terá um traçado pela Zona Norte, me pergunto o que será feito para não haver conflito entre as novas estações da Assis Brasil, viabilizadas pelo Projeto dos Portais, e a construção das novas futuras estações do metrô. Qual será que sai primeiro? Não duvido que eles construam as estações dos Portais para depois demolí-lo e implantar o metrô por baixo e, então, reerguer os Portais, isso se o metrô passar realmente pela Assis Brasil e se for subterrâneo.

    Curtir

  4. Todos os que só sabem falar em metro, metro, metro, vão engolir suas palavras quando nosso transporte público for implantado. Aliás, muita água ainda vai passar pela ponte até os políticos mal informados e incompetentes desta cidade e do país, não conseguirem mais impedir o progresso do nosso transporte público.
    Mas quando o portoalegrense sentir na pele o conforto, a eficiência e o progresso do transporte, isso vai valer votos!!!! Ai talvez o debate tomará o rumo certo.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: