Começou a construção da torre panorâmica porto-alegrense

Uma estrutura que terá a combinação inusitada de saneamento e turismo deve começar a ser erguida nos próximos 20 dias na Avenida Diário de Notícias. O complexo da chaminé de equilíbrio faz parte do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa), que pretende aumentar o tratamento do esgoto cloacal da Capital, e contará com um mirante a 20 metros de altura para se admirar o pôr do sol. 

 

Torre também pretende atrair turistas

 Orçada em R$ 20.967.911,94, a obra – que inclui a chaminé, duas Estações de Bombeamento de Esgoto (EBEs) e o mirante – é uma das principais do programa. O complexo será formado por duas torres cilíndricas interligadas por via subterrânea, medindo 26 metros de altura por 6,70 metros de diâmetro, cada uma, e uma menor, de cerca de 12 metros. A construção ficará perto do Hipódromo do Cristal, junto à Avenida Diário de Notícias e à foz do Arroio Cavalhada, e o mirante será voltado para o Guaíba, a 20 metros de altura. 

– O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) incluiu a possibilidade do mirante como ponto de atração para a comunidade poder apreciar o Guaíba – comentou o engenheiro e coordenador-geral do Pisa, Valdir Flores. 

Está previsto um gramado e o plantio de árvores no entorno do complexo. De acordo com Flores, a empresa licenciada tem prazo de execução de 16 meses – ou seja, até maio de 2011. O engenheiro explica que as estações de bombeamento serão responsáveis por fazer com que o esgoto coletado no Centro chegue até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na Serraria, conduzido por emissários da Usina do Gasômetro até a Zona Sul.

.

.

Porto-alegrenses não querem a torre. O motivo é que a consideram muito alta.

– Relato de Nestor Nadruz, arquiteto e morador da Zona Sul

“Essa estrutura ficará como um marco na paisagem do Guaíba. A orla não pode receber edificações altas.

Assisti à apresentação do projeto, e não concordo com esse tipo de solução porque é cara e vai ficar um monumento aos dejetos. É um prédio para esgotos.

Nós, da comunidade, temos dado atenção para  não haver edifícios nos 72 quilômetros da orla.  Que se faça um parque como em Ipanema, Guarujá…

Estou cansado de urbanização, os custos são da comunidade, e isso não vai resolver o problema do ambiente. Processos de decantação deveriam ser melhor distribuídos pela cidade. Tecnicamente, o projeto poderá ser executado, mas, no seu resultado final, não haverá paisagem.”

 Zero Hora



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , ,

4 respostas

  1. Há um “parque” no Guarujá. Um gramado com algumas canchas de esportes, e maricás na orla.

    Curtir

  2. “Que se faça um parque como em Ipanema, Guarujá.” Onde tem parque em Ipanema ou Guarujá ? Lá tem um calçadão só.
    Pelo que entendi a torre fica no outro lado da Avenida. Pena que essa construção é muito feia.

    Curtir

Trackbacks

  1. Começa construção da primeira torre panorâmica porto-alegrense … – construcao
  2. Mirante do Cristal em obras adiantadas « Blog Porto Imagem
%d blogueiros gostam disto: