RENASCE ÁREA DA FORD: Montadora de caminhões negocia unidade no RS

International, do grupo norte-americano Navistar, confirma interesse em usar terreno de Guaíba
Seduzida pela perspectiva de um crescimento robusto do mercado interno nos próximos anos, a International Caminhões do Brasil confirma que negocia com o Estado a instalação de uma fábrica em Guaíba, na área originalmente destinada à Ford. Com investimento de aproximadamente US$ 120 milhões, a unidade marcaria o retorno das vendas da empresa no Brasil.
Fonte que acompanhou a manifestação de interesse da indústria diz que foi feita uma proposta que está sendo analisada pela direção do grupo, nos EUA. Até agora, não houve retorno. Apesar de admitir a negociação com o Rio Grande do Sul, a empresa alega também manter conversas com Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
A International Caminhões iniciou a operação em Caxias do Sul em 1998, com um investimento de US$ 100 milhões, mas em 2002 deixou o mercado interno devido a problemas de custos de produção que a fizeram acumular prejuízos. A empresa continuou produzindo apenas para exportação nas instalações da Agrale. Agora, estaria programando retornar ao mercado interno a partir de 2012, inicialmente com o modelo que já fabrica na serra gaúcha, o 9800i, de até 50 toneladas.
O prefeito de Guaíba, Henrique Tavares (PTB), afirma que não existe negociação em andamento com a empresa, mas confirma que ouviu “nos corredores da Sedai” (Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, pasta responsável pela atração de investimentos para o Estado), sobre a possível instalação da empresa na cidade. A prefeitura também teria sido sondada sobre que tipo de incentivos poderia conceder a um empreendimento de grande porte, informou outro membro do primeiro escalão da prefeitura.

ZH



Categorias:Economia Estadual

Tags:, , , , , , ,

%d blogueiros gostam disto: