Veja a matéria do primeiro post em https://portoimagem.wordpress.com/2010/02/07/shopping-e-a-praia-portoalegrense-tormou-se-nossa-orla-permitida/ , onde são mostradas várias imagens da beleza exuberante da orla, e que os portoalegrenses desprezam.
Agora, veja algumas imagens onde são as praias de balneabilidade oficiais e liberadas:
Autoria das fotos: Minuano
Dá coragem de frequentar um lugar assim?
Belezas temos. Até praias com água limpa temos – e não há a desculpa de que são longe, pois várias capitais brasileiras também têm praias mais afastadas, mas são prestigiadíssimas.
Mas aqui as coisas já foram muito diferentes. Até os anos 70, a cultura portoalegrense valorizava o lado balneário de nossa orla. Pessoas abastatas também a frequentavam. Tomavam banho de sol, se refrescavam na água. Era point.
E muito mais: nossa orla tinha grandes empreendimentos de lazer. Haviam hotéis em Belém Novo. Haviam quiosques, barracas e vestiários em Pedra Redonda e Ipanema. Veja abaixo uma matéria que vai mostrar como andamos para trás.
RicardoH
“Por ser, na época, a melhor praia do Guaíba, a Pedra Redonda atraía muitos turistas, o que levou à construção das famosas vivendas para veraneio.
Com direito a hotel, restaurante e cassino, a praia se desenvolveu, tornando-se o point mais concorrido da cidade. Um trapiche foi construído em frente ao hotel de propriedade de Lotário Papis, um fabricante de roupas e gravatas e com o trem, uma linha de vapor também fazia a viagem até a Pedra Redonda, nos domingos e feriados.
Conforme o historiados Roberto Pellin, “… a novidade da época era fazer um lindo passeio fluvial pelos vapores Guaporé ou Bubi e atracar no trapiche da Pedra Redonda”.
A região se tornou zona de veraneio muito antes de Ipanema. Tempos mais tarde, continuou sendo o local preferido para descanso e lazer, pois eram as praias da Tristeza, de Ipanema e da Pedra Redonda, as preferidas pela população. Muitos porto-alegrenses para lá se dirigiam a fim de curtir os banhos no Guaíba e fazer piqueniques às sombras de figueiras centenárias.
Os jovens, especialmente, apreciavam namorar, passear e colher pitangas, entre um banho e outro. Com o calor escaldante de janeiro e fevereiro, os porto-alegrenses podiam se refrescar nas águas do Guaíba e usufruir a brisa agradável vinda da Lagoa dos Patos”
Foto acima: orla de Porto Alegre nos anos 60
Blog ZH Zona Sul
___________________________________________
( ponto turístico portoalegrense )
Categorias:Outros assuntos
Faça seu comentário aqui: