Comentário sobre prédios no Cais Mauá, por um leitor

Novamente aí argumentos emocionais que não respeitam o que realmente está acontecendo.

O que existe hoje é um espaço cercado por um muro de 3 metros de altura, que separa a cidade do cais. Não existem parques ou espaços abertos nesse ambiente. Existe um espaço fechado, subutilizado. Um espaço cercado por concreto, escuro e feio.

A proposta é tornar o espaço bonito, agradável, com muita luz (vão colocar vidros nas paredes dos armazens, no lugar do atual concreto). Vai ser um local ensolarado, onde agora existem espaços escuros! Vão diminuir a altura do muro de concreto de 3 metros para 1,5 metros, tornando-o menos agressivo, enfim, com bem menos concreto cercando e oprimindo. Vai ser então um local aberto, onde hoje é horrivelmente e absurdamente fechado.

Hipócritas! São contra esses projetos de revitalização e vão passar as férias em cidades onde a orla foi revitalizada. Querem defender os ecologistas como se não o fossem, bom, talvez não sejam mesmo. Reclamam de supostas ofensas, quando o que mais fazem é ofender, é só ver as suas manifestações na câmara de vereadores, por exemplo.

O que foi falado de concreto sobre esse projeto, além de emocionalismos genéricos? Apenas que os prédios vão acabar com a brisa do guaíba e com o sol. Os prédios ficarão próximos à rodoviária, portanto quem estiver naquela área do centro perderá sua maravilhosa vista do Guaíba, e não terá também a brisa que vai teimar em não circular os prédios. Vamos deixar então eternamente o centro cercado por um muro de concreto, e cheio de espigões cinzas. Pensar em valorizar aquela orla, torná-la bonita e turisticamente atrativa, levando também à valorização de todo o centro e consequente recuperação pelo investimento em seus edifícios cinzas, isso nem pensar.

Vamos voltar ao fato concreto: Hoje o cais é feio, cercado por um muro de concreto de 3 metros de altura, fechado à população, degradando o centro. Esse projeto, através de um investimento de 500 milhões, vai tornar o cais um espaço aberto, ensolarado, cheio de opções culturais, atrativo ao turismo, recuperando por inércia todo centro cheio de edifícios cinza. Como isso vai ser feito por PPP, a empresa poderá construir e explorar 3 prédios, bonitos, o maior deles com 33 andares, próximo à rodoviária. Ou é isso, ou é um centro degradado, cercado por um muro de concreto, e cheio de edifícios cinza. Quem gosta da cidade e espera ver seu centro com qualidade de vida, aprova o projeto. Quem tem medo da aprovação popular que o projeto terá depois de concluído, é contra. Quem tem a mente embotada por ideologias que condenam todo investimento privado, é contra.

Gil Vicente – 21/02/2010 – sobre o post Contra-tudo vão acionar Ministério Público para PROIBIR prédios no Caias Mauá



Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, , , , , ,

3 respostas

  1. Quando teremos nesta cidade um prefeito com coragem de sancionar alguma coisa para o bem da cidade sem ter que recorregar a uma consulta popular que sempre é manipulada pelos ecoxiitas, os CONTRA TUDO? Será que ele também quer uma cidade assim sem graça atirada as traças como eles ???? Te liga Fogaça, pára de fazer m…

    Curtir

  2. Já percebi sobre o Edifício União também Stéfano. Estou tentando conseguir informações, mas está difícil. Quando conseguir, compartilharei aqui, pode deixar.
    Também não sei por que a demora para o Fogaça sancionar o projeto do Cais do Porto. Será que estão preparando uma festa pra ocasião ? Ou terá como tu falou, um futuro plebiscito ?

    Curtir

  3. Estou muito ansioso por esse projeto, confio muito nessa revitalização. A propósito, quando o Fogaça vai sancionar o projeto aprovado pela Câmara? Qual é a demora? Tenho medo que esse cara resolva fazer um plebiscito. MUDANDO DE ASSUNTO: o Edifício União, em frente ao Paço Municipal, está em obras? Passei lá semana passada e vi uma movimentação… alguém sabe alguma coisa? Gosto muito daquele prédio… o que será que estão fazendo nele?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: