As ações para a revitalização do Centro Histórico de Porto Alegre, coordenadas pelo projeto Viva o Centro, ganharam destaque na publicação “A Reabilitação Urbana e o Direito à Cidade”, que resume experiências apresentadas no 7º Encontro de Centros Históricos, realizado em Cartagena de Índias, Colômbia, em julho do ano passado.
Porto Alegre foi representada pelo coordenador do Viva o Centro, Glenio Bohrer, que relatou todos as iniciativas da prefeitura visando ao reordenamento da região central, com destaque para a implantação do Centro Popular de Compras, o Camelódromo, que buscou solucionar os problemas gerados pelo comércio informal. O case de Porto Alegre é apresentado em 10 páginas, com várias ilustrações de prédios e pontos referenciais da cidade. Hoje, o Viva o Centro é um projeto especial vinculado ao programa estratégico Cidade Integrada.
A publicação é editada sob a responsabilidade da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e apresenta trabalhos de Montevidéu, Buenos Aires, Santiago, Barcelona, Puebla (México), Marrakech (Marrocos), Aleppo (Síria), entre outros.
www.portoalegre.rs.gov.br
Foto: Ricardo Stricher
Categorias:Revitalização do centro
Segunda etapa do Viva o Centro, se existisse, deveria voltar-se aos prédios abandonados – incluindo-se aí o detestável esqueleto de tijolo.
CurtirCurtir