Delta do Jacuí decide apostar no turismo

Foto: Gilberto Simon

O Fórum de Turismo Microrregional Porto Alegre-Delta do Jacuí deverá realizar, até o final de abril, encontros em cada uma das oito cidades que compõem a região, a fim de buscar o fortalecimento do grupo e dos órgãos de turismo de cada município. A decisão foi tomada ontem, em reunião do fórum realizada em Porto Alegre. Participaram do encontro os secretários e dirigentes de Turismo de Gravataí, Triunfo, Glorinha, Eldorado do Sul, Cachoeirinha, Viamão e da Capital. Também integra a microrregião a cidade de Alvorada.

Em maio, deverá ocorrer novo encontro do Fórum Microrregional em Porto Alegre, cidade que coordena a instância de governança desde 2009. Na reunião, o grupo chegou ao consenso de que a construção de uma visão regional do turismo passa pela organização e o fortalecimento de instâncias locais, como os Conselhos Municipais de Turismo, a partir da representatividade efetiva nos colegiados das organizações sociais, das entidades e empresas do trade turístico, ao lado dos órgãos oficiais. O encontro também validou as decisões do seminário ocorrido no início de fevereiro, com a participação das equipes técnicas das secretarias municipais e de consultor do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, organização contratada pelo Ministério do Turismo para dar apoio ao processo de gestão do turismo regional.

Na reunião, também foi aprovada a logomarca do Fórum Microrregional, inspirado no desenho formado pelas ilhas e pelos rios do Delta do Jacuí. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Gravataí, Sergio Cardoso, avaliou que a reunião foi positiva. “Saímos com uma pauta comum, e é só com articulação que iremos integrar as políticas públicas das cidades voltadas ao turismo”, disse. Para o secretário de Turismo da Capital, Luiz Fernando Moraes, o Fórum entra em uma nova fase com a efetiva integração dos municípios. “Porto Alegre está cumprindo seu papel como Capital e como destino indutor, estimulando o desenvolvimento do turismo nessas cidades”, afirmou.
 

Correio do Povo



Categorias:TURISMO

Tags:, , ,

%d blogueiros gostam disto: