AEROMÓVEL: Presidente da Trensurb estima para julho início das obras

Sistema de transporte está orçado em R$ 30 milhões

O presidente da Trensurb, Marco Anildo Cunha, explica que o atraso na construção do aeromóvel, que vai ligar a Estação Aeroporto, da Trensurb, ao terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho se deve a espera da contemplação da obra no PAC 2.

Cunha revela que aguarda somente este anúncio na área da mobilidade urbana e a liberação de recursos para que a obra, orçada em R$ 30 milhões, seja encaminhada e o processo de licitação iniciado. Ele acredita que em três meses todas as licitações estarão resolvidas, uma para a obra civil de engenharia e outra para os veículos. Marco Anildo Cunha garante que o aeromóvel estará pronto até a Copa de 2014.

Provável trajeto, segundo a Trensurb

Sobre o novo meio de transporte, Cunha diz que o aeromóvel deixará a cidade entre as mais modernas do mundo, facilitando a chegada ao aeroporto e fazendo com que seja mais turístico:

— Será uma obra bonita que poderá ser incorporada como cartão-postal de Porto Alegre — afirma.

Obras do aeromóvel iniciam em julho

ZH



Categorias:Aeromóvel, aeroportos brasileiros, COPA 2014

Tags:, ,

7 respostas

  1. Para melhor entender o desenvolvimento dos meios de transporte, anexo alguns atalhos onde poderá ser encontrado um resumo da evolução dos meios de transporte por meio de gás pressurizado. As máquinas a vapor, inicialmente eram
    estacionárias, e foram utilizadas em minas para bombear a água do subsolo para a superfície. Depois passou-se a
    utilizar o vapor como meio para insuflar ar novo na mina, de forma a manter a vida no subsolo. Neste mesmo momento,
    foi enxergada a possibilidade de movimentar junto com o vapor e o ar, um vagão para transportar o minério. O
    processo não se desenvolveu, porque a vedação dos dutos era problemática, e a eficiência muito baixa. Então foi
    abandonada, junto com a evolução da máquina a vapor móvel, que se tornou um padrão de veículo e tecnologia. A idéia
    de usar o vapor ( ou ar comprimido) como meio de propulsão é muito antiga, e já foi exaustivamente testada
    principalmente na Inglaterra, no século XIX. A sua evolução foi a locomotiva, ou seja, passou-se de um motor
    estacionário para um motor móvel autotransportado.

    Vejam em:

    http://steam-up.co.uk/traction_engine_history.htm
    http://www.sunnisidelocalhistorysociety.co.uk/durham.html
    http://www.geograph.org.uk/gallery/the_stationary_steam_engine_11676
    http://wapedia.mobi/en/Puffing_Devil

    Curtir

  2. Estranho a definição de um meio de transporte não comprovado, para ser novamente financiado com verba pública. Ou alguém acha que aquele esqueleto construído com suado dinheiro público no gasômetro é prova???
    Este método de impulsão de um veículo, que já foi utilizado nas minas de carvão da inglaterra no século XIX, foi abandonado por não ser viável. Mas aqui no Brasil, o “inventor” que se faz passar por “engenheiro”, continua tentando mamar nas tetas do governo, ao invés de gastar seu próprio dinheiro para provar a sua utopia. Alguém já pensou porque ninguém no mundo inteiro usa este meio, a não ser um pequeno parque de diversões num país do quarto mundo? E no falido protótipo do gasômetro. Não deve ser porque a idéia é boa, com certeza.
    Quero moralidade nos gastos públicos!

    Curtir

  3. O Aeromóvel já deveria estar em operação em Porto Alegre a muito tempo atraz, e não só neste pequeno trajeto que estão
    pretendendo, mais uma vez eu reforço minha tese de que os dirigentes estaduais e municipais deste “cantão do Brasil” são
    senhores inteligentes( ” ” ) Os senhores já não perceberam que,
    só se ganha terreno quando se trabalha, trabalha, trabalha, não pensando em sí próprio, e sim no seu Estado e na sua Cidade?
    Alguns largam seu mandato, para se candidatar em outro cargo, para poder manter seu emprego, o povo tá vendo que esse tipo de pessoa não presta? Quero dizer, meus caros, que tudo que é tecnologia inteligente para abranger a maioria da população é bem-vinda, desde que, sejam feitas por dirigentes sérios, o que não se vê muito hoje em dia.
    Espero que esta minha crítica seja motivo para melhorar as coisas. py3cvs Claudio

    Curtir

  4. Esse projeto é ótimo. Mas será que algum dia o terminal antigo não será reativado ou construido um novo no lugar? Se isso acontecer o projeto do Aeromóvel não deveriar passar também por esse terminal ou prever uma possível extensão até ele?

    Curtir

  5. Estou ansioso para finalmente poder ver uma linha do aeromóvel operando em Porto Alegre. Tive o prazer de trabalhar na Trensurb S.A. e posso garantir que o projeto deve ter sido planejado e revisado exaustivamente pela competente equipe de engenharia daquela empresa.

    Curtir

  6. QUE ESPETACULO,ESTOU ORGULHOSO DE SER GAUCHO,AMO ESTA CIDADE…

    Curtir

  7. Oremos, irmãos!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: