Praça da Alfândega voltará aos anos 40

Foram instalados tapumes na praça devido a obras que deverão durar até outubro. Foto: Carla Ruas

Com o início de mais uma fase das obras do Programa Monumenta, o Centro de Porto Alegre passou ontem por uma nova intervenção. A área interna da Praça da Alfândega foi isolada por tapumes de alumínio, alterando a visão de quem está habituado a passar pelo local. Só serão retirados após a conclusão das obras, prevista para outubro, antes da Feira do Livro.

A arquiteta Dóris Saraiva de Oliveira, do Programa Monumenta de Porto Alegre, explicou que o isolamento é necessário para a obra de recuperação do Sítio Histórico da cidade. A primeira fase começou no Cais do Porto, com a reformulação dos armazéns A e B. A segunda parte está sendo concluída com a recuperação do pavimento original na avenida Sepúlveda, que passa ao lado da Secretária Estadual da Fazenda. “Iniciamos agora a terceira fase e uma das mais importantes dentro do projeto de recuperação do espaço público tombado pelo patrimônio histórico. A mudança será mais visível”, explicou. Serão remodelados os canteiros da praça, resgatando o formato original da década de 40.

O empreendimento vai ampliar a área de passeio de pedestres, permitindo uma circulação mais tranquila. Haverá a recuperação do pavimento, que é composto por pedras portuguesas. “Com o passar do tempo o pavimento sofreu desgastes e em alguns pontos as características originais foram perdidas”, disse a arquiteta. Dentro do projeto será feita a poda nas árvores, o que vai melhorar a iluminação.

Nesta etapa, serão investidos R$ 2,9 milhões, referentes à contrapartida por parte da prefeitura, dentro do projeto. “Com a recuperação total vamos alterar completamente a paisagem do Centro Histórico de Porto Alegre, resgatando a formação inicial, do período da década de 40”, afirmou Dóris. Os artesãos, que têm as suas bancas instaladas na Praça, ficarão na parte externa aos tapumes até o final das obras.

Após, haverá a restauração do pavimento no trecho da Andradas na praça. O Monumenta é uma parceria dos governos municipal, estadual e federal e iniciativa privada.
 

Correio do Povo



Categorias:Parques da Cidade, Revitalização do centro

Tags:, ,

%d blogueiros gostam disto: