Esperança para os moradores das Ilhas do Delta do Jacuí

Começou a ser discutido ontem um projeto habitacional para beneficiar as cerca de 600 famílias que vivem em áreas de risco ou irregulares na região das ilhas de Porto Alegre. Houve reunião na sede do Parque Estadual do Delta do Jacuí, na Pintada. A ideia dos governos municipal e estadual e da iniciativa privada é identificar uma área na própria localidade.

Ilha dos Marinheiros, vista aérea. Foto: Gerson Ibias

O diretor do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Humberto Goulart, acredita que a construção de um projeto habitacional é viável. Adiantou que foi solicitado um estudo sobre as áreas disponíveis da prefeitura. Uma equipe de técnicos vai elaborar propostas. “É um projeto grandioso e ambicioso e tem uma necessidade urgente devido às péssimas condições de vida dessa população”, avaliou o diretor.

Segundo a diretora do parque estadual, Vânia Costa, a legislação federal proíbe a construção de residências em áreas de proteção ambiental, mas isso não tem sido respeitado. Apontou que é fundamental discutir alternativas para regularizar as moradias das famílias que ocupam a região. No encontro, apontou algumas áreas que poderão ser utilizadas. A expectativa é que a construção das residências tenha o apoio da Concepa. Às margens da BR 116 existem famílias instaladas de maneira irregular e que serão beneficiadas pela iniciativa. Outro problema nas ilhas é durante as cheias do Guaíba. Em algumas áreas, os moradores chegam a ficar isolados. A expectativa é de que o projeto obtenha recursos do Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.
 

Correio do Povo



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

%d blogueiros gostam disto: