VIVA O CENTRO – Parceria garante investimentos de R$ 1 milhão

A prefeitura e a Vonpar Refrescos S.A. assinam quinta-feira, 25, termo de adoção que prevê investimentos de cerca de R$ 1 milhão pela Coca-Cola na instalação de equipamentos, benfeitorias e serviços de manutenção e conservação do Largo Glênio Peres, Praça 15 de Novembro e avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico de Porto Alegre. O ato será realizado no Largo Glênio Peres, às 11h, integrando a programação da Semana de Porto Alegrem, e contará com a presença do prefeito José Fogaça e do presidente do Conselho de Administração da Vonpar, Ricardo Vontobel.

As intervenções planejadas para os três espaços fazem parte das ações do projeto especial Viva o Centro, vinculado ao programa estratégico municipal Cidade Integrada. Para o Largo Glênio Peres, o projeto inclui restauração do pavimento, instalação de deck elevado com cobertura para uso dos permissionários do Mercado Público, novos postes de iluminação, um chafariz com equipamento e obras civis, espaço para manifestações públicas, atrações e shows culturais, sistema de videomonitoramento e concurso para execução do monumento a Glênio Peres.

Praça 15 e Borges

Na Praça 15 de Novembro, estão previstas a execução e manutenção de paisagismo, extensivo aos canteiros da rua Marechal Floriano, além da conservação e manutenção de piso, equipamentos e mobiliário geral. Na avenida Borges de Medeiros a intervenção será a execução e manutenção de projeto de reurbanização do canteiro central, entre o Paço Municipal e o Mercado Público. Pelo cronograma de obras, as primeiras intervenções devem começar em abril, com a restauração do pavimento do Largo, e finalização em maio de 2012

O gerente do programa Cidade Integrada, Glenio Boher, destaca a importância da parceira entre a prefeitura e a Vonpar. “As obras e benfeitorias previstas no acordo darão uma nova cara ao Largo Glênio Peres e espaços adjacentes, que já começaram a se transformar com a saída dos camelôs, e agora avançam ainda mais dentro do projeto maior de revitalização do Centro Histórico”, explicou.

O Largo

Inaugurado em 1992, o Largo Glênio Peres é o espaço entre o Mercado Público e a Praça 15 de Novembro onde ocorrem manifestações artístico-culturais, políticas, religiosas, campanhas de conscientização e feiras de produtos. A pavimentação de 6.309 metros quadrados resgata o desenho que, na década de 1930, existia em frente ao prédio da prefeitura, semelhante a um tapete persa, composto por lajotas em basalto cinza e pedras portuguesas, nas cores preto, branco e rosa. O nome do espaço é uma homenagem a Glênio Peres, jornalista, compositor, poeta, vereador na Capital por 20 anos e vice-prefeito na gestão de Alceu Collares, falecido em 27 de fevereiro de 1988.

www.portoalegre.rs.gov.br

________________________

Me surpreendi com a presença de chafariz…



Categorias:Revitalização do centro

Tags:, , , , , , ,

2 respostas

  1. Acompanhado de turistas, tentei almoçar no Mercado Público no feriado de Tiradentes. Estava fechado. Segui pela Júlio de Castilhos, e entrei à direita na Rua Marechal Floriano (quase invisível, espremida pelas bancas de frutas da ex-Praça Pereira Parobé), e estacionei diante do “Esqueleto XV de Novembro”, o que já me rendeu algumas explicações… mas a idéia era surpreender com o bucólico Chalé da Praça XV, que estava aberto. Infelizmente, um festival de umbanda ocorria no democrático Largo Glênio Peres. Com todo o respeito, eu me recusei a almoçar ouvindo gritos e batuques. Olhei decepcionado para os amigos e corri pro BarraShopping. A gente tenta ajudar o Centro, mas é difícil. Como é que um lugar assim vai ser “point”? É duro.

    Curtir

Trackbacks

  1. Largo Glênio Peres vai ganhar chafariz « Blog Porto Imagem
%d blogueiros gostam disto: