Terceira Perimetral deve ganhar mais três viadutos

Graças à Copa do Mundo de 2014, a Terceira Perimetral enfim será como a cidade sempre quis: livre para o trânsito em seus cruzamentos mais disputados, que geram congestionamentos. As junções com as avenidas Plínio Brasil Milano e Cristóvão Colombo e com a Rua Anita Garibaldi serão transpostas por viadutos.

Em todos eles, as vias passarão por baixo da Perimetral. As obras receberão dinheiro destinado à Copa, já que Porto Alegre é uma das sedes do evento esportivo.

Os projetos existentes para os viadutos têm quase 10 anos e estão sendo revisados pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O principal objetivo é rever a demanda de tráfego e racionalizar os custos, como os de desapropriações, de acordo com a gerente de Planejamento de Trânsito da EPTC, Carla Meinecke. Não há prazo para o término da revisão ou para o início das obras.

– Estamos fazendo um grande esforço para agilizar a aprovação dos projetos – diz a gerente.

Um dos fatores que pode causar demora no início dessas obras é o fato de que elas não são prioritárias para a competição mundial de futebol, afirma o gestor técnico da Secretaria Extraordinária da Copa, Newton Baggio:

– As prioridades são as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Tronco, que ficam na área do Estádio Beira-Rio. A prefeitura não terá como fazer todas as obras ao mesmo tempo.

A previsão é de que os contratos sejam assinados até 31 de maio, segundo o coordenador de Financiamentos Externos da Secretaria Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Geraldo Luís Felippe. Já o dinheiro deve ser liberado mais tarde.

– Devido à legislação eleitoral, a previsão é de que os primeiros desembolsos ocorram em dezembro de 2010 – estima Felippe.

ZH Bela Vista



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, , ,

10 respostas

  1. Independente de haver ou não Copa em Porto Alegre,… é indispensável viabilizar um viaduto no cruzamento da terceira perimetral com a Avenida bento Gonçalves, bem como, também, desta com a Av. Ipiranga. No cruzamento da primeira, chega-se a ficar parado…, em se tratando de transporte coletivo, de 6 a 10 minutos. Um absurdo! Mas… seremos refens da politicagem mais uma vez.

    Curtir

  2. Sobre o comentário do senhor Felipe Mobus: estaremos todos mortos quando o metrô chegar à Bento Gonçalves. Não vejo inviabilidade técnica em construir um viaduto no cruzamento da Avenida Bento Gonçalves com a Terceira Perimetral; muito antes – talvez – haja uma questão de ordem política.

    Curtir

  3. É lamentável que a Zona Leste da Capital novamente tenha sido desprezada por todos. O cruzamento da Avenida Bento Gonçalves com a Terceira Perimetral é intolerável em determinadas horas. Outro cruzamento importante é o da Avenida Ipiranga com a Terceira Perimetral, que também sofre com o fluxo intenso em determinadas horas. Mas afinal, quem se importa? Afinal, os turistas da festejada copa dificilmente cruzarão por estes lugares nos horários de pico.

    Curtir

  4. A solução mais óbvia pra Bento Gonçalves é um túnel. Só que isso teria implicações no projeto do metrõ no futuro.

    Curtir

  5. Bento:
    Mesmo o viaduto não sendo possível, podemos pensar em outras soluções não?

    Ipiranga:
    No plano de governo do prefeito Fogaça, tem este projeto como promessa. Vou esperar!!!!

    Curtir

  6. No cruzamento com a Bento Gonçalves não podem fazer viaduto porque a igreja são jorge é “construção histórica”.
    Enquanto isso, a avenida vira um estacionamento de ônibus durante o horário de pico.

    Curtir

  7. Bento? Ipiranga?
    Para quando?
    Copa de 2514????

    Curtir

  8. Com certeza Mobus. Creio até que a matéria pode estar errada, pois a Prefeitura já tinha previsto fazer 2 passagns de nível nestes pontos. Seria só um viaduto sobre a Bento.

    Curtir

  9. Se estas obras realmente sairem do papel irá melhorar muito o fluxo da perimetral….

    Curtir

  10. Viaduto para Anita e Cristóvão? Considerando que a perimetral já é o topo do morro, não seria mais fácil fazer um túnel de cada uma dessas ruas por baixo da perimetral? Me parece mais simples de construir e o resultado tem uma estética bem melhor.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: