Porque não aproveitar o projeto de revitalização do Cais Mauá e integrá-lo com o Projeto Bonde Histórico?

O traçado do bonde vai até próximo à Usina do Gasômetro segundo o projeto. A partir daí pela minha proposta seguiria em direção ao cais, sendo interligado com os trilhos ainda existentes junto aos armazéns.

Daria para fazer também uma ligação entre o Cais Mauá e a Praça da Alfândega pela Avenida Sepúlveda, fazendo assim com que o trajeto seja circular.

Imaginem pegar o bonde no abrigo da Praça XV, passar em frente ao Mercado Público, pelo Largo Glênio Peres, Prefeitura, Av. Sete de Setembro, entrar na Praça da Alfândega em frente ao Santander Cultural, em seguida o bonde dobra pela Av. Sepúlveda entre o Memorial do Rio Grande do Sul e o Margs, indo em direção ao Pórtico Central do Cais Mauá, virando em direção ao Largo do Gazômetro (percorrendo os trilhos ainda existentes entre os armazens e a Av. Mauá, fazendo assim ainda mais juz ao nome Bonde Histórico, pois estaria percorrendo trilhos da época nesse trecho, e não uma reconstituição).

O trajeto de volta seria o original do projeto, desde o Gasômetro pela Rua da Praia, descendo a Rua Vigário José Inácio e Av. Otávio Rocha, Abrigo de bondes da Praça XV.

Assim teria uma ótima integração de todo um projeto de revitalização do centro, “levando a Rua da Praia novamente à beira do Guaíba de bonde, via Cais Mauá”.

Poderia ainda haver uma linha de bondes modernos (os VLT que vemos por varias cidades pela Europa) compartilhando a mesma via. Afinal apenas 2 bondes antigos serão reformados para circular nesse projeto. O VLT iria cobrir a capacidade ociosa dessa linha, integrando-se com o Trensurb, o Portais da Cidade e a futura linha 2 do metrô – criando assim um interessante multi-modal de transportes plúblicos no centro, completamente integrado com sua revitalização.

Será que ninguém pensou nisso no planejamento desses projetos? Ninguém se comunica, nada tem continuidade! Falta visão, planejamento.

O que vocês acham?

1. Trilhos do Cais Mauá (anterior ao muro)

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2. Proposta Bonde histórico + Cais Mauá

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3. Bonde Histórico (proposta atual)

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Provável trajeto (original):

Saída do Antigo Abrigo dos Bondes, seguindo pela Rua Sete de Setembro, Rua General Portinho, Rua dos Andradas e Rua General Salustiano onde será executado um terminal. O trajeto de volta passa pela Rua General Salustiano, Rua dos Andradas, Rua Vigário José Incácio e Avenida Otávio Rocha.

  • Diretrizes formuladas pelas Grupo de Trabalho do Programa Viva o Centro composto pela seguintes secretarias: SPM, SMAM, SMIC, SMC, SEASIS, EPTC e PGM;
  • Processo para captação do projeto executivo através de Lei Rouanet em andamento, com captação de recursos junto à estatais.

Investimento:
Custo estimado do projeto R$ 600.000,00
Custo estimado da obra: R$ 17.000.000,00  (fonte dessas informações: Prefeitura de Porto Alegre)

Proposta publicada originalmente no Fórum Skyscrapercity pelo forista MK ULTRA, de Porto Alegre, no dia 31/03/2010.



Categorias:COPA 2014, Meios de Transporte / Trânsito, Projeto de Revitalização do Cais Mauá, Revitalização do centro, TURISMO

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6 respostas

  1. Gilberto, a sua idéia é bem européia, ou seja, é muito inteligente. Precisamos fazer alguma coisa. Senão a nossa cidade vai morrer.Abs. Antonio Soriano.

  2. Acho que a Travessa Araújo Ribeiro, a Travessa dos Cataventos e a Rua Padre Tomé poderiam complementar o trajeto, constituindo desvio desde o Cais, e,depois, de volta ao Cais.

  3. Felipe, tá bem claro isso no post. Não era necessário repetir.

  4. Esclarecendo: a ideia foi originalmente proposta pelo forista MK Ultra no Fórum do Skyscrapercity.

  5. Parabéns ao senhor Gilberto Simon pela ideia. Tal proposta tornaria o Centro Histórico ainda mais atraente.

  6. Faz sentido isto tudo.
    Proponho que vocês possam expor isto na camara
    posso marcar reunião na comissão de urbanismo
    que tal?
    Adeli Sell

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