Mais de 300 pessoas participam da audiência pública sobre a Arena do Grêmio

A audiência pública para a construção da Arena do Grêmio, na Escola Técnica Santo Inácio (avenida Padre Leopoldo Brentano) reuniu mais de 300 pessoas na noite de quinta-feira, 22. O projeto foi apresentado pela  empresa Novo Humaitá Empreendimentos Imobiliários S. A. e a Consularq e a Profil Engenharia e Meio Ambiente contratadas para realizarem os estudos de viabilidade urbanística e de impacto ambiental, além da Grêmio Empreendimentos.

O complexo da Arena do Grêmio terá construções destinadas ao esporte, lazer, comércio, residências e de serviços, com 650 mil metros quadrados no bairro Humaitá, em área definida pelo Plano Diretor como corredor de desenvolvimento. O complexo contará com hotel (250 apartamentos), shopping (30 mil m²), centro de convenções (14 mil m²), edifícios residenciais (2.130 apartamentos e 2.600 vagas de estacionamento), torres empresarias (400 salas) e a arena, com 90 mil m². Haverá 6 mil vagas de estacionamento. O empreendimento deverá ser concluído em 15 anos.

Impacto ambiental – O Relatório de Impacto Ambiental traz o diagnóstico referente a aspectos como solo, ruído, drenagem, fauna, vegetação e paisagem urbana. Para os impactos gerados são propostas medidas preventivas, mitigadoras e compensatórias.

Para a execução do projeto Arena, será necessária a remoção de 497 árvores no terreno e outras 135 árvores nas ruas adjacentes. Como compensação, serão plantadas 16 mil mudas e mantidas 26% de área permeável vegetada no terreno. Outros 43 vegetais serão transplantados. Está prevista a instalação de bacia de amortecimento, ciclovias, execução de praças, instalação de terminais de ônibus, pavimentação de vias e os prolongamentos das avenidas Voluntários da Pátria e A. J. Renner.

A comunidade presente fez diversas intervenções durante a audiência, com mais de 30 manifestações por escrito, sobre diversos aspectos do empreendimento. As perguntas foram respondidas pelos empreendedores.
 

Consultas – As audiências públicas são um dispositivo previsto em lei (Conama 09/1987 e Lei Municipal 8267/98) e são organizadas a pedido da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) como parte do processo de licenciamento ambiental. Após a audiência, aprova-se o Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU), passo que antecede a liberação da licença prévia.

Estiveram presentes o secretário municipal do Meio Ambiente, Professor Garcia, a coordenadora do Licenciamento Ambiental da Smam, Karla Faillace, representantes das empresas Novo Humaitá, Profil, Consularq, da Associação  Comunitária Barcelona, do presidente da empresa Grêmio Empreendimentos, Adalberto Preis, do secretário estadual extraordinário da Copa 2014, Paulo Odone, secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias.

Prefeitura de Porto Alegre

_______________________

Eu entendi bem ? O empreendimento será concluído em 15 anos ?



Categorias:COPA 2014, Grêmio e Inter

Tags:,

2 respostas

  1. A arena em si ficará pronta no final de 2012. O complexo inteiro, levará 15 anos, em virtude da grandiosidade do projeto. Acho que não tem construtora no mundo que realizasse em menos tempo todo o complexo…

    Curtir

  2. 2.130 apartamentos explica os 15 anos do término do complexo. Acredito que será feito igual o Jardim Europa, aos poucos.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: