Avança a duplicação da Voluntários

Previsão é que seja concluída em setembro. Avenida é considerada estratégica para a logística da Capital

Motoristas que chegam ou deixam Porto Alegre pela freeway e moradores do bairro Vila Farrapos e das imediações acompanham o avanço das obras de duplicação e prolongamento da avenida Voluntários da Pátria. Estão prontos 2,6 quilômetros, que se iniciam no Shopping DC Navegantes e seguem até a avenida Padre Leopoldo Brentano. A ideia é que a avenida possa chegar à futura Rodovia do Parque e à Avenida dos Estados. Embora o prazo de conclusão seja até dezembro, a perspectiva atual é finalizar os trabalhos em setembro, informou o diretor de engenharia e operações da Concepa, Thiago Vitorello.

A duplicação oferecerá ao município uma importante via alternativa a usuários da freeway que enfrentam engarrafamentos. “A Voluntários da Pátria é uma avenida importante e estratégica para a logística do município”, destacou.

A obra, que começou a ser planejada em 1999 e foi retomada em 2009, passou por vários percalços ligados a exigências de licenças ambientais. “Tivemos problemas devido a questões sobre onde depositar o material decorrente das escavações. A partir daí, decidimos por levar os resíduos para Minas do Leão. O total de 26 mil toneladas de solo escavado seguiu para o município.”

Vitorello destacou que o investimento se aproxima dos R$ 15 milhões, mas que muito foi perdido. “Areia foi contaminada pelo lixo e acabamos por descartá-la”, disse. Assinalou que o excesso de suspensões durante o processo é responsável pelos prejuízos registrados. Depois da pavimentação, a prefeitura da Capital ficará responsável pela sinalização e colocação de semáforos.

Os moradores acreditam que o empreendimento trará novos investimentos à região, mas apresentam reclamações nos aspectos referentes ao lazer e à higiene da comunidade. A tesoureira da Escola de Educação Infantil Jesus o Bom Pastor, Siomara Silva, teve a instituição danificada pelas máquinas.

“Um pedaço do nosso muro foi quebrado. Quem nos avisou foi uma vizinha. Trabalhamos com crianças, que poderiam escapar, além de facilitar a entrada de ladrões. Eles consertaram muito mal o muro e não voltaram mais”, disse.

A dona de casa Davidiane Paulus reclama do excesso de barulho e do lixo produzido. “Não adianta uma avenida nova e cheia de lixo. E mais os problemas com moscas, ratos e baratas”, apontou. As irmãs e empresárias Marli e Marlene Fonseca concordam com a chegada de novos investimentos comerciais, mas ressaltam que a integração social com outras regiões será o bem maior da comunidade. Sugerem a implementação de uma área de lazer para crianças. O morador Adilon Almeida, há 40 anos no bairro, lamenta a perda dos campos de futebol. “Eu comandava quatro times, incluindo veteranos e a garotada de até 15 anos. Agora, nossos uniformes e faixas estão guardados.”

Correio do Povo
 



Categorias:Revitalização 4º Distrito

Tags:, ,

3 respostas

  1. quero saber se vão tirar as meninas de programa da area.

    Curtir

  2. Obra importante e necessária; aliás, será mais uma via de acesso à nova Arena do Grêmio (junto com a Rodovia do Parque)… só que, na reportagem, não falam nada sobre uma ciclovia. Aqui mesmo no blog vimos o plano cicloviário e está prevista uma ciclovia nessa avenida. Será que vai ser feita depois? Ou não vai ser feita?

    Curtir

Trackbacks

  1. Duplicando os problemas. | Massa Crítica – POA

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: