A construção de um novo centro comercial na avenida Nilo Peçanha, bairro Três Figueiras, implicará em modificações na circulação e acessibilidade no entorno do local. As alterações fazem parte das medidas mitigadoras, de acordo com o Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) aprovado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA). O EVU prevê uma série de medidas sugeridas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) em nove vias localizadas próximas ao empreendimento: avenidas Nilo Peçanha, Marechal Andréa e Teixeira Mendes, além das ruas Waldir Antônio Lopes, Thomas Gonzaga, Osório Tuiuti de Oliveira, José Antônio Aranha, João Caetano e Enio Andrade.
Foram propostas a abertura de trechos de ruas, alteração do sentido de algumas vias, implantação e mudanças de sinalização, ajuste de traçado das vias nos cruzamentos para facilitar a movimentação de veículos, melhoria na pavimentação, entre outras. O projeto terá 46 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 82 mil metros quadrados, 182 lojas, um supermercado, um hotel e 848 vagas de estacionamento.
Compensação
O Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) é exigido por lei em casos de empreendimentos que provocam mudanças no dia-a-dia da população e indica medidas para reduzir e compensar os impactos. O EVU do projeto do centro comercial foi aprovado no final de março pela Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge), formada por técnicos de secretarias e departamentos da prefeitura.
Na última terça-feira, 4, o estudo também recebeu a aprovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) por 19 votos a favor e três abstenções. O conselho é formado por 28 integrantes. São 18 representantes da sociedade (oito foram eleitos pelos Fóruns Regionais de Planejamento, um pelo Orçamento Participativo e nove foram escolhidos por entidades de classe, ambientais e afins ao planejamento urbano, além de instituições científicas). Os outros nove integrantes representam órgãos do Município, Estado e União.
Prefeitura de Porto Alegre
Categorias:Shopping Centers
Alguma ciclovia? Não 😦
Mais espaços para carros. Eita gente burra!
CurtirCurtir