Prefeitura aprova shopping na Nilo Peçanha, em Porto Alegre

Mais informações divulgadas hoje pelo Jornal do Comércio:

Empreendimento na zona Norte terá 182 lojas, um supermercado e um hotel de 18 andares com 239 apartamentos

Área de 8,2 mil metros quadrados, na avenida Nilo Peçanha, foi liberada pelo Conselho de Desenvolvim Foto: Gabriela Di Bella/JC

Na semana passada, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (Cmdua) aprovou, por 19 votos a favor e três abstenções, o estudo de viabilidade urbanística de um projeto de construção de um shopping center integrado com um hotel na avenida Nilo Peçanha, 2.061, no bairro Três Figueiras. O empreendimento pertence ao Grupo Isdra, controlador do Rua da Praia Shopping e da rede de hotéis Master.

O terreno onde serão executadas as obras, localizado próximo ao Colégio Anchieta, possui 8.246 metros quadrados de área. De acordo com Jorge Larré, relator do estudo no Cmdua, a empresa planeja construir, naquele espaço, um shopping center com 182 lojas, um supermercado e um hotel de 18 andares com 239 apartamentos, sendo cinco deles destinados para deficientes físicos. Também serão criadas 848 vagas de estacionamento. No total, a obra deverá chegar a 46 mil metros quadrados de área construída.

Conforme a Secretaria Municipal do Planejamento, o novo centro comercial implicará modificações na circulação e acessibilidade no entorno do local. O estudo apresentado ao Cmdua prevê uma série de medidas sugeridas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) em nove vias localizadas próximo ao empreendimento: as avenidas Nilo Peçanha, Marechal Andréa e Teixeira Mendes, além das ruas Waldir Antônio Lopes, Thomas Gonzaga, Osório Tuiuti de Oliveira, José Antônio Aranha, João Caetano e Enio Andrade. Foram propostas a abertura de trechos de ruas, alteração do sentido de algumas vias, implantação e mudanças de sinalização, ajuste de traçado das vias nos cruzamentos para facilitar a movimentação de veículos, melhoria na pavimentação, entre outras.

A proposta de construir um empreendimento no local já é antiga. O primeiro processo foi entregue à prefeitura municipal ainda em 1986, quando o terreno pertencia à extinta construtora Guerino. Posteriormente, a propriedade passou para a construtora Encol. Em 1998, foi adquirido pelo Grupo Isdra, que em 2002 entrou com o projeto de construção para ser avaliado pela prefeitura municipal. De acordo com Jorge Larré, com a aprovação do estudo na semana passada, para a oficialização do projeto falta apenas a assinatura do prefeito municipal, José Fortunati.

Walmart e Zaffari também investem em novos projetos

O investimento do Grupo Isdra não é o único centro de compras que está sendo estudado pelo Cmdua. O grupo Walmart também tem um projeto em análise, que visa à construção de uma unidade do Sam’s Club, rede de vendas por atacado que fornece alimentos e materiais de utilidade para o lar a pequenos comerciantes. Segundo Breno Silva Ribeiro, relator do projeto, o empreendimento, que seria a primeira loja do Sam’s Club no Rio Grande do Sul, planeja ocupar um terreno de sete mil metros quadrados na avenida Cavalhada, número 4.656. No entanto, ainda devem ser elaborados os estudos de viabilidade urbanística e de impacto ambiental.

Questões legais também estariam atrasando a realização das obras. “Existem representantes da região que argumentam que essa loja não seria um atacado, mas funcionaria como varejo, e não poderia ter o porte proposto”, afirma Ribeiro. No Brasil, o Sam’s Club possui 23 lojas em 11 estados e uma no Distrito Federal. Para ter acesso aos produtos, os cliente deve tornar-se sócios, pagando uma anuidade em troca de descontos nas compras.  

Amanhã, o Cmdua também deverá analisar o estudo de viabilidade urbanística para a construção de um empreendimento do grupo Zaffari na Avenida Furriel Luiz Antonio de Vargas, 239, no bairro Bela Vista. O terreno, com 11,4 mil metros quadrados de área, pertencia ao Instituto de Previdência do Estado (IPE) e foi adquirido pelo Zaffari, em 2004, por  R$ 12,5 milhões.

Jornal do Comércio



Categorias:Prédios, Shopping Centers

Tags:, , , , , , ,

1 resposta

  1. É sempre bom que mais um empreendimento surja na cidade. Mas se seguirmos nesse ritmo Porto Alegre será a capital com mais shoppings/m2 do mundo. É muito shopping.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: