Começa seminário sobre a Copa do Mundo em Porto Alegre

Começou, na manhã desta sexta-feira (21), com a palestra Mobilidade Urbana e Transportes na Copa do Mundo Fifa de 2006, o seminário Porto Alegre e as Cidades da Copa de 2014 – A experiência Alemã de Stuttgart. A primeira atividade foi apresentada por Martin Shairer, vice-prefeito de Direito, Segurança e Ordem de Stuttgart. O evento ocorre até amanhã no Hotel Deville.

De acordo com o prefeito José Fortunati, o objetivo do encontro é conhecer de perto o impacto positivo e as dificuldades enfrentadas na Copa de 2006 em Stuttgart, considerada uma das cidades que melhor se organizou para o mundial. “Estamos discutindo a possibilidade de cooperação em alguns projetos que visam à qualificação da cidade, conhecendo o know-how alemão para aproveitar ao máximo as oportunidades que a Copa poderá nos oferecer”, destacou Fortunati.

O seminário é uma parceria entre a prefeitura e a cidade de Stuttgart, que relatará em diversos painéis a experiência de sua preparação na Copa do Mundo 2006, em áreas como mobilidade urbana, turismo, segurança, marketing e estádios. Participarão do evento representantes das 12 cidades-sede, do governo federal, governo estadual e de prefeituras do interior que estão ligadas ao tema. O patrocínio é da Coca-Cola.

Jornal do Comércio

Stuttgart passa sua experiência na Copa

Cerca de 300 pessoas participam do seminário Porto Alegre e as Cidades da Copa de 2014 – A experiência Alemã de Stuttgart, hoje, 21, e sábado, 22, no Hotel Deville. O evento é uma parceria entre a prefeitura e a cidade de Stuttgart, que relatará em diversos painéis a experiência de sua preparação na Copa do Mundo 2006, em áreas como mobilidade urbana, turismo, segurança, marketing e estádios.

Na abertura do seminário, o prefeito José Fortunati ressaltou a importância deste intercâmbio de informações com a comitiva alemã. “Stuttgart foi uma das principais cidades-sede do Mundial de 2006. Queremos com esta histórica parceria trocar experiências e conhecer o legado na preparação de Porto Alegre para a Copa do Mundo de 2014. Temos a convicção de que, com a iniciativa, avançaremos ainda mais na qualificação da cidade, principalmente nas áreas de mobilidade urbana, segurança e turismo”, disse Fortunati.

Representando o Ministério do Turismo, o secretário Nacional de Políticas do Turismo, Carlos Silva, afirmou que “esta colaboração com quem realizou o Mundial é de extrema relevância para o Brasil, já que Sttugart foi considerada como uma das melhores cidades-sede da Alemanha durante a Copa de 2006”.

O coordenador do seminário, Ricardo Gothe, salientou que o seminário é uma oportunidade de dialogar, conhecer e questionar o legado e experiência da comitiva alemã visando a qualificar a Capital para sediar a Copa em 2014. “Vamos estreitar relações com Stuttgart e compreender melhor as necessidades que uma cidade tem para sediar o evento”, assinalou Gothe.

Uma das primeiras intervenções no seminário foi do ex-vice-Comissário da Polícia de Stuttgart, Michael Kuhner. Ele disse que a segurança para um evento como a Copa do Mundo depende de um planejamento integrado entre todos os órgãos de segurança da cidade e do estado.

Participam do evento representantes das 12 cidades-sede, do governo federal, governo estadual e de prefeituras do interior ligadas ao tema. O patrocínio é da Coca-Cola.

Programação:

  • 21 de maio – Sexta-feira
9h30 – Mobilidade Urbana e Transportes na Copa do Mundo Fifa de 2006, em Stuttgart – Dr. Martin Shairer- vice-prefeito de Direito, Segurança e Ordem da cidade de Stuttgart
10h – Espaço para questionamentos
10h10 – Coffee break
10h30 – A Segurança e o Estádio da Copa do Mundo Fifa de 2006, em Stuttgart – Dr. Michael Kuhner – ex-vice-Comissário da Polícia de Stuttgart
11h – Espaço para questionamentos
11h10 – Papel do Clube VfB Stuttgart durante a Copa do Mundo de 2006, em Stuttgart – Dr. Matthias Huber – Chefe do Departamento de Organização do VfB Stuttgart
11h40 – Espaço para questionamentos
14h – Turismo, Marketing, Imprensa e o Programa Cidade-sede na Copa do Mundo Fifa de 2006, em Stuttgart –  Drª Andrea Gehrlach – Diretora do Conselho de Turismo, responsável pelo programa de acolhimento das cidades, imprensa internacional e voluntariado na Copa do Mundo Fifa de 2006, em Stuttgart      
14h40 – Espaço para questionamentos
14h50 – Voluntariado e Serviços na Copa do Mundo Fifa de 2006, em Stuttgart –  Dr. Martin Shairer- vice-prefeito de Direito, Segurança e Ordem da cidade de Stuttgart
15h20 – Espaço para questionamentos
15h30 – Coffee break
16h – A Copa do Mundo Fifa de 2006, em Stuttgart – um benefício duradouro e sustentável para nossos cidadãos –  Dr. Wolfgang Schuster – Prefeito da cidade de Stuttgart
16h40- Espaço para questionamentos
20h – Coquetel – Centro de Eventos Sport Club Internacional
  • 22 de maio – Sábado
9h – Mesa de Autoridades – Assinatura de Termo de Cooperação entre as cidades de Porto Alegre e Stuttgart
9h30 – Painel Copa do Mundo e seus Legados – Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e de Stuttgart, Wolfgang Shuster
10h30 – Entrevista coletiva


Categorias:COPA 2014

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: