PROJETOS DA COPA – Capital terá nova avenida

Construção de uma via de quase cinco quilômetros é uma das obras previstas para se iniciar em janeiro

 

Faltam duas semanas para o início da Copa do Mundo 2010, mas Porto Alegre tem os olhos voltados para 2014, quando será a vez do Brasil atrair atenções. Nos próximos quatro anos, a prefeitura da Capital planeja obras que deverão melhorar o trânsito. Uma delas é a criação oficial da Avenida Tronco, que deverá melhorar a circulação na Zona Sul.

Oprojeto, que resultará na nova via de acesso, está sendo avaliado junto ao Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal. Serão necessários cerca R$ 78 milhões para a realização das obras viárias, planejadas para iniciar em janeiro de 2011, e que deverão estar concluídas até o final de 2012. O financiamento será feito por meio de parceria entre a prefeitura e o governo federal.

– Temos que fazer o possível para concluir nesse prazo, pois em 2013 ocorrerá a Copa das Confederações e nós queremos que Porto Alegre seja uma das cidades sedes – antecipa o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Newton Baggio.

Com 4,65 quilômetros de extensão, 32 metros de largura, três pistas nos dois sentidos, ciclovia e corredor de ônibus, a via também servirá para desafogar o trânsito na Avenida Padre Cacique, especialmente em dias de jogos.

A nova via utilizará um traçado já existente. As alterações serão feitas a partir das Avenida Icaraí com Chuí, na Zona Sul, seguindo pelas avenidas Divisa, Cruzeiro do Sul, Moab Caldas, Niterói e Oscar Pereira até fechar a conexão com a Terceira Perimetral.

Cerca 1,4 mil famílias terão de ser removidas para que o alargamento das ruas seja executado. A região que abrigará a nova avenida compreende 13 vilas, onde residem cerca de 45 mil pessoas. Segundo Baggio, estão sendo estudados financiamentos para garantir indenizações às famílias.

Zero Hora

Post enviado por  Rafael Rigon, com comentário:

Alguém acredita que esta avenida realmente sairá do papel até 2013?
 
Serão 3 pistas nos dois sentidos, ciclovia e mais corredor de ônibus. Ou seja, será bastante larga. Conferindo fotos de satélite no Google Earth percebe-se claramente que em alguns trechos já existe espaço suficiente, porém, em outros trechos, está densamente povoado.
 
Portanto, na minha opinião, a prefeitura está sendo muito otimista ao afirmar que entregará a obra até a Copa das Confederações.

Traçado da Avenida

 

Trecho com espaço

 

Trecho Com Problemas de Espaço (Dependerão de desapropriações)

Outro Trecho Com Problemas de Espaço (Dependerão de desapropriações)



Categorias:COPA 2014, Infraestrutura, Meios de Transporte / Trânsito

6 respostas

  1. gostaria de saber o que tem previsto para av.silva paes ali onde a uma vila???
    alguem sabe me responder ???

    Curtir

  2. Olá, tem alguma previsão da largura que terá a Avenida Oscar Pereira? A mesma terá corredor de ônibus com quantas pistas? Obrigado… mto bom o blog.

    Curtir

  3. Infelizmente tambem não estou otimista. A prefeituraq se revelou uma FRACA na historia da avenida Diário de Noticias.
    O trecho final dela tá parado há dois anos !!! Tudo porque a prefeitura não consegue remover um único imóvel, uma floricultura que há no local.

    Curtir

  4. Se está sendo um parto a tarefa de realocar 2 mil famílias para aumentar a pista do aeroporto, obra essencial para POA, agora imagina quanto tempo levarão para remover essas 1400 famílias dessa região da Cruzeiro.

    Outra coisa: para que corredor de ônibus numa via transversal?

    Pelo jeito não aprenderam com o erro da Terceira Perimentral e seus corredores desocupados, enquanto motoristas enfrentam cogestionamentos numa via que já nasceu trancada.

    Pelo menos dessa vez estão prevendo ciclovias, Parabéns!!!

    Curtir

  5. 3 pistas nos dois sentidos, mais corredor de ônibus e ciclovia??? hum, não sei não…

    Curtir

  6. Eu quero só ver…tudo que nunca fizeram querem fazer pra copa, parece até brincadeira.
    Mas vamos torcer para que as obras sejam bem feitas, com um bom planejamento, com boas ciclovias e corredores para realmente ter funcionamento adequado, senão será só mais avenidas para logo estarem totalmente congestionadas.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: