Barulho do Aeroporto incomoda

Foto: Gilberto Simon

Os ruídos provocados pelos aviões no Aeroporto Salgado Filho são alvo de reclamações dos moradores que residem próximo ao terminal. A Associação dos Moradores e Amigos do Lindoia (Amal) vai encaminhar nova solicitação à prefeitura para que sejam medidos os níveis de barulho das aeronaves.

Segundo o presidente da entidade, Daniel Kieling, a preocupação é que a obra de ampliação do Aeroporto não tenha atenção voltada à redução dos ruídos e o barulho fique ainda maior com o aumento do fluxo de aeronaves. A Amal vai analisar o projeto de expansão do Salgado Filho e solicitar diligências aos órgãos responsáveis para que a medição do barulho seja feita.

O secretário do Planejamento Municipal, Márcio Bins Ely, destacou que o pleito da Amal é tema de debate no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental. “O que hoje existe está sendo cumprido de acordo com a legislação.” Disse que o Aeroporto conta com área onde não podem ser construídos edifícios, considerada uma margem de segurança diante de possíveis danos provocados pelos ruídos.

Correio do Povo



Categorias:aeroportos brasileiros

Tags:, , , ,

8 respostas

  1. So em pensar que vou ser “obrigada” a aturar um aeroporto internacional e de cargas agora próximo a minha casa me deixa P da vida. Aqui em São Gonçalo – RN sempre foi um lugar maravilhoso de se morar, até pela tranquilidade. Como faz quando você veio antes do aeroporto e o aeroporto so falta 1 mês pra começar a funcionar? Aff

    Curtir

  2. ^^

    Criança é tu, ja tem um baita espaço, todo mundo sabe a anos que o aeroporto iria ganhar uma ampliação…
    Tu acha que o governo tem dinheiro pra ficar mudando o aeroporto de lugar toda vez que meia duzia de cabeça seca pra não falar outras coisas… forem morar perto do aeroporto?
    Por favor..

    Crime ambiental, tu deve ser um da queles ecoxiitas, vai viajar de bicicleta então, quero ver tu ir ate um paraiso ecologico sem cometer um “crime ambiental”

    Curtir

  3. Quanta ignorancia nas colocações ai em cima, são crianças não sabem nada sobre o aeroporto e ficam falando bobagem, não é uma questão de quem nasceu primeiro se foi o ovo ou a galinha. Nos paises CIVILIZADOS os aeroportos foram retirados dos grandes centros, os que ficaram tem limite de operações e horário, aqui é terra de ninguem, os barulhos provocados pelo aeroporto é “CRIME” ambiental, dizer que é um trunfo ter um aeroporto dentro da cidade, quanta ignorancia, quero ver a hora que umas dessas carroças voadoras da decada de 60 cair sobre a cidade, ai vão dar razão ao pessoal da zona norte, voces não sabem, mais o aumento da pista vai colocar em torno de mais 100.000 pessoas em área de ruido II, provavelmente vcs não sabem o que significa isto, significa uma area onde não poderia ter residencias, escolas, o nivel de ruido prejudica a saude. Dizer que pessoas compram apartamento próximo e depois reclamam…quanta idiotice, existe bairros consolidados a mais de 40 anos proxímo do aeroporto, quando decolava um avião pela manhã outro a tarde. Ora… vão comprar um picolé crianças.

    Curtir

  4. Quem chegou antes? Os malas ou o aeroporto?
    O aeroporto.

    Curtir

  5. que bela colocação do rapaz acima.

    é isso mesmo, quem não está feliz vivendo na região do aeroporto devia se retirar, e da próxima vez ,estudar bem antes de decidir onde vai morar.

    Curtir

  6. O aeroporto chegou primeiro, e é um grande trunfo de Porto Alegre ter um aeroporto tão próximo do Centro. Toda essa urbanização na sua imediação é fruto da ocupação desordenada e da total falta de planejamento dos nossos gestores. Um exemplo cristalino é que, mesmo sabendo que a pista haveria de ser estendida um dia, permitiu-se a construção de um supermercado bem na ponta da futura cabeceira – e nem falei da favela. A favela já está pra sair, agora só falta o supermercado.

    São Paulo também tem o problema do ruído no aeroporto Congonhas, e a medida adotada foi vetar operações após às 23h. Claro, devemos considerar que lá existem pelo menos dois bons aeroportos alternativos para a operação noturna (Viracopos e Guarulhos, embora padeçam da distância). Porto Alegre não tem isso, tampouco há demanda na região metropolitana para justificar a construção de mais um Aeroporto. O que fazer então? Pousar em Belém Novo? Claramente não dá.

    Não há outra opção por enquanto: quem está incomodado que se retire. Ou pelo menos instale vidro antirruído e caixas de ovo na parede.

    Curtir

  7. Acho engraçado que alguém compra apartamento próximo ao aeroporto e depois reclama do barulho.

    Curtir

    • É verdade Felipe. Mas tem mais um detalhe: a maioria das aeronaves que operam atualmente no Brasil são de última geração, possuindo motores bem silenciosos em comparação aos de décadas passadas, com certeza estando dentro dos limites de decibéis estipulados pela lei. O que acontece é que uma ou outra emprea aérea, principalmente as de carga, ainda possuem os velhos Boeing 707 ou Boeing 727, com motores da década de 70, realmente extremamente barulhentos. Creio que deveriam ser proibidos as operações destas aeronaves em aeroportos localizados em áreas urbanas, como o Salgado Filho.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: