As obras do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa) seguem em ritmo acelerado na Capital, especialmente na zona Sul. Quem trafega pelas ruas da cidade pode perceber a movimentação de chegada de materiais e de operários nos canteiros de obras. Nesta semana, começam os trabalhos no Emissário da Restinga. O Emissário da Restinga será responsável pela condução dos esgotos procedentes das redes coletoras da Restinga e da Ponta Grossa, desde a futura Estação de Bombeamento de Esgoto Restinga até a Estação Ipanema, onde será tratado. Na Restinga e na Ponta Grossa, as obras das redes coletoras de esgoto estão 99% concluídas.
Já das redes coletoras do arroio Cavalhada, que abrangem os bairros Camaquã e partes de Cavalhada, Nonoai, Cristal, Vila Assunção e Tristeza, restam 24% para finalizar. A Estação de Bombeamento de Esgoto Ponta da Cadeia e Chaminé de Equilíbrio estão nos acabamentos.
O Emissário Terrestre está sendo executado em duas frentes de trabalho, que podem ser avistadas em frente à avenida Beira Rio, próximo às margens do Guaíba, e na Diário de Notícias, junto ao arroio Cavalhada. No Emissário Subaquático são fabricados os tubos em Pead de 1,6 mil milímetros e construídos os blocos de concreto que fixarão a tubulação no fundo do Guaíba.
O interceptor da Restinga tem três frentes de trabalho localizadas nos bairros Restinga, Hípica e Aberta dos Morros, que totalizaram, até o momento, 2,6 quilômetros de tubulações assentadas. A Estação de Bombeamento de Esgoto Cristal e a Chaminé de Equilíbrio estão em fase de preparação para iniciar obras. A Estação de Tratamento de Esgoto Serraria deverá iniciar as obras em julho. Segundo Valdir Flores, coordenador de obras de saneamento do Pisa, até o final do projeto, previsto para 2012, mais de mil pessoas poderão ser empregadas.
Correio do Povo
Categorias:Outros assuntos
https://portoimagem.wordpress.com/2010/05/31/esta-comecando-a-obra-do-emissario/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter
CurtirCurtir
Uma obra dessa grandiosidade não tem reconhecimento da população, se a prefeitura investisse esses 500 milhoes pra asfaltar ruas e dar uma maquiada na cidade, a população estaria exaltando a administração. Investir em saneamento definitivamente não dá voto.
CurtirCurtir