O Cais do Porto e a revitalização do Rio Sena, em Paris

Cais do Porto - Foto: Ricardo Stricher

Dá para imaginar as ideias e projetos que arquitetos, urbanistas e apaixonados por Porto Alegre já fizeram quando se vê esta imagem ao lado. O que poderíamos ter aí, onde vemos apenas carros estacionados, galpões vazios e um que outro barquinho passando pelo Guaíba?
Exemplos existem por todo o mundo – regiões portuárias inúteis que se tornaram orgulho para moradores e pontos de atração turística. A governadora Yeda Crusius está orgulhosa: “Há 30 anos que se fala da revitalização do Porto e nada se fez. Agora, até a Copa de 2014 vamos ter uma área que orgulhará todos”.

O projeto passou por todos os trâmites legais até a sanção do prefeito. “Nós vencemos etapas que não foram superadas nos últimos 30 anos. Com a determinação da governadora estamos próximos da revitalização e da realização deste sonho”, explica o presidente da Comissão de Revitalização do Cais Mauá, Edemar Tutikian.

Agora vamos esperar ansiosamente pelos projetos que serão apresentados.
Um bom paradigma é o que aconteceu e acontece em Paris. No início do século, o prefeito Bertrand Delanoe inventou de fazer uma praia no Sena. Fez. Agora ele quer “dar a Paris uma possibilidade de felicidade”, embelezando as margens do Sena.

O projeto audacioso, numa área de 15 hectares, prevê espaços para esportes, café flutuante, um cinema também flutuante (imagem abaixo), mercado das flores, jardim botânico, largas alamedas (outra imagem abaixo), entre outras ideias.

Paris

Paris

Os que fazem oposição ao projeto se restringem a criticar as alterações no trânsito – vai aumentar o tempo para atravessar a cidade. Só isso.

Depois de cumprir todos os trâmites, Delanoe quer tudo pronto em 2 anos. Vão ser empregados 40 milhões de euros.

Aí, nós, do Porto Alegre é Assim!, ficamos imaginando o que fariam os chamados ambientalistas se o projeto aprovado para o Cais Mauá prevesse um café e um cinema flutuante. Meu Deus!!

Jornalista José Luiz Prévidi – Jornal Porto Alegre é Assim



Categorias:COPA 2014, Projeto de Revitalização do Cais Mauá, Revitalização do centro

6 respostas

  1. Evoluir, sim!

    A consulta sobre o Pontal foi incentivado mais para aquela região. O Centro já está poluido com prédios velhos, e a idéia deste projeto com café e cinema flutuante só atrairá mais turistas a conhecer nosso famoso “Pôr-do-Sol”

    Abraço!

    Curtir

  2. ^^ Evoluem??
    Vc viu o resultado da consulta sobre o Pontal?!!?!?
    Nada mais a dizer.

    Curtir

  3. Sr. Georgeano, nunca vi uma pessoa tão negativa quanto o senhor aqui neste blog. O senhor tem que ver que as coisas evoluem, a população da capital evolui e os sentimentos e desejos tambem. O senhor nao pode dar um exemplo negativo e induzir as pessoas ao medo. E sim deve acreditar em dias melhores. O senhor nao pode ficar preso a 20 anos atras. Graças a deus as coisas estao melhorando. pense bem nisso.

    Curtir

  4. Pois eu só vou acreditar no Caias Mauá quando a obras começarem e as torres subirem. Tenho medo, causado por vários exemplos de coisas liquidas e certas em Porto Alegre e no RS que a esquerda raivosa se uniu e conseguiu proibir no último segundo.

    Curtir

  5. Pois eu só vou acreditar no Caias Mauá quando a obras começarem e as torres subirem. Tenho medo, causado por vários exemplos de coisas liquidas e certas em Porto Alegre e no RS que esquerda raivosa se uniu e conseguiu proibir no último segundo.

    Curtir

  6. Não, não teriamos um problema quanto as abelhas que gostam de café se colocassemos um café flutuante, logo teriamos um problema de deslocamento de abelhas; o que é grave para nosso ecossistema e blá,blá,blá….
    Apesar de tudo estou feliz, otimista e ancioso quanto ao projeto Cais Mauá, não acredito que nós portoalegrenses vamos ficar a merce do descaso. Para mim não resta dúvida que o projeto sairá do papel, estou confiante que uma nova era surge para os portoalegrenses, que a vida mudará, porque as pessoas estão mudando, hoje os portoalegrenses não são mais um povo raisinza, parado, inerte que foi há anos atrás, mas pode de atitude que cobra e provê o melhor para sua cidade, parabens porto alegre e que venha o cais mauá, mas o cais mauá de verdade.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: