Estudantes protestam contra poluição com mensagem no Túnel da Conceição

Brigada Militar chegou a algemar jovens por suspeita de que estivessem pichando o local

Um equipe de reportagem da RBS TV flagrou jovens protestando contra a poluição com uma mensagem na parede do Túnel da Conceição, no centro de Porto Alegre, durante a madrugada. Guarda Municipal e Brigada Militar abordaram o grupo e chegaram a algemar alguns deles por suspeita de que estivessem pichando o local.

Mas, no lugar de tinta, spray e pincéis, eles tinham vassouras, água e detergente. A mensagem que parecia ter sido escrita na parede havia sido criada a partir da limpeza da fuligem acumulada.

— Essa é uma sujeira que a pessoa passa e se acostuma a ver. Só que ela não percebe que isso é sujeira, que esse preto é fuligem dos carros. Isso ajuda a mostrar que cada vez ela tá passando em um lugar mais poluído sem perceber e que piora a saúde da população inteira — explica Felipe Vincensi.

Depois de esclarecido o mal entendido, o grupo de estudantes foi liberado e continuou a limpeza, com autorização da Brigada Militar.

— Verificamos que não era pichação. Que eles estavam limpando a parede, escrevendo “Por uma Porto Alegre limpa”. Eles foram orientados e vão continuar com esse protesto de limpeza. Eles não estão fazendo um ato de vandalismo — afirmou o sargento Gilberto Luís Vaz.

A mensagem deve continuar na parede até que alguém decida limpá-la ou a fuligem volte a cobrir a escrita.

— A pichação suja a cidade e deixa ela feia. A gente queria mostrar de uma outra maneira que é possível passar uma mensagem para a população — justificou o estudante Eduardo Biermann.

ZH



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , ,

8 respostas

  1. excelente forma de protesto, isso devia se propagar pra outros lugares do Brasil tb

    Curtir

  2. Eu nunca imaginei que a parede branca. Protesto muito bom, bem cristivo, protestar limpando o local.

    Curtir

  3. Gostei bastante do protesto no entanto passei hoje demanha no tunel e vi que fizeram uma limpeza meia boca somente em cima do por uma porto alegre limpa, e fizeram isso apenas para remover o protesto, e na limparam o resto!! Uma coisa totalmente idiota pois esse proteste que é algo legal e que nao agride ninguem! e quando é uma pixação nao dao a minima!!

    Curtir

  4. um dos mais interessantes protestos que já vi. Parabéns a esses jovens.

    Curtir

  5. Fico feliz de saber que ainda existem jovens com bom espírito e boas intenções!
    Ao invés de ficarem fazendo arruaça tiveram uma atitude criativa!
    Parabéns, gurizada!
    Na próxima convidem a velha guarda!
    Já imaginaram o efeito? Jovens e cinquentões unidos para o embelezamento da cidade?

    Curtir

  6. É disso que Porto Alegre precisa. Ações inteligentes de jovens interessados e criativos. Nada de se abraçar junto às ruínas do estaleiro só e protestar contra investimentos na orla, mas sim um tapa de luva no governo e na população, que nada fazem para preservar nosso patrimônio e nossa qualidade de vida.

    Curtir

  7. Boa, gurizada!! Muito boa!!!

    Curtir

  8. Eu nem imaginava que esse túnel era branco.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: