EXEMPLOS MUNDIAIS – Projetos que podem inspirar Porto Alegre

Práticas urbanas mostradas na Expo Xangai podem ser copiadas na Capital

Comitiva liderada pelo prefeito José Fortunati visita estande de Barcelona, que recuperou área degradada

Xangai pode ajudar Porto Alegre a encontrar um destino para o seu Quarto Distrito. E a proposta não é chinesa, mas catalã. A experiência de Barcelona da Região @22 se adapta à área degradada entre as avenidas Farrapos e Voluntários da Pátria.

No local foi instalado um bairro voltado às novas tecnologias. O prefeito José Fortunati entende que expandir-se na área de TI é uma vocação da cidade. Barcelona mostra na Expo 2010 como aproveitou uma área de armazéns e algumas fábricas para transformá-la em uma referência incluída entre as melhores práticas urbanas do mundo.

Outro exemplo que serve para Porto Alegre é o de Düsseldorf. A cidade alemã revitalizou o seu porto e enterrou uma rua inteira para dar espaço aos pedestres na orla. Agora, os veículos passam por um túnel. Poderia ser uma solução para a Avenida Mauá.

Assim funciona a zona das melhores práticas urbanas da Expo 2010. São 55 cidades mostrando como fazem diferença nas vidas dos seus cidadãos. Um caso que impacta é o de Montreal. A pedido da população, a cidade canadense desativou um aterro sanitário, que virou um bairro e um parque. O gás que sairá da decomposição do lixo até 2027 é transformado em energia que abastece a área que é autossustentável.

O estande de Porto Alegre ficou pequeno em meio à grandiosidade exposta por outras cidades. O que faz sucesso é a interatividade em um jogo que desafia os participantes a encontrarem soluções negociadas para um problema de uma comunidade.

Hoje, a comitiva de Porto Alegre estará na cidade de Suzhou. A visita faz parte de uma estratégia da prefeitura de aproximar-se das cidades-irmãs. Porto Alegre tem 16 e ganhará mais uma: Matola, em Moçambique.

O prefeito José Fortunati acredita que missões como a Expo Xangai possibilitam acesso a práticas criativas, novas e baratas para a gestão pública.

Zero Hora

__________________________

Ainda bem que Porto Alegre começa a se dar conta de que existe outras cidades no mundo, e que estas cidades ousam muito mais que a gente imagina. É muito bom este tipo de evento, pois nos deparamos frente a frente com exemplos de soluções de problemas urbanos e que fogem à mesmice das soluções implantadas aqui (ou não implantadas). Espero que o Prefeito Fortunati volte bem inspirado da Expo Xangai.  Porto Alegre necessita de reformas urbanas importantes.



Categorias:COPA 2014, Economia da cidade, ORLA, Revitalização do centro

Tags:, , , , , , ,

1 resposta

  1. Bom mesmo seria se a Expo Xangai ocorresse às vésperas das eleições municipais, para que todos os candidatos à prefeitura visitassem a exposição e de lá trouxessem esses exemplos gravados para implantar aqui os que fossem viáveis.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: