As 5 cidades mais ecológicas do mundo

Confira uma lista que preparamos com as cidades mais verdes e sustentáveis no mundo e escolha sua preferida:

Wanderlei Salvador 

Você já ouviu falar que Curitiba, capital do Paraná, é a “Capital Ecológica” do Brasil? Pode até ser verdade! Confira uma lista que preparamos com as cidades mais verdes e sustentáveis no mundo e escolha sua preferida:

5 – Vancouver, no Canadá

A cidade que recentemente foi sede das Olimpíadas de Inverno tem como lema a sustentabilidade – e levou isso a sério até mesmo nos jogos olímpicos. As medalhas que eram entregues aos atletas eram feitas de restos de metal, jogados fora (lixo eletrônico). Mas o conceito de sustentabilidade está presente em Vancouver há muito tempo – 90% de sua energia é produzida através de ondas, vento, painéis solares e hidrelétricas.

4 – Malmo, na Suécia

Ela tem muito espaço verde, mas não é famosa apenas por seus jardins e parques, mas também pelo desenvolvimento urbano sustentável. É uma das maiores cidades do país e, mesmo assim, não há congestionamentos, já que várias ciclovias cortam todo o território. Além disso, 20% dos habitantes de Malmo são estrangeiros, o que contribuiu para um ambiente muito rico culturalmente.

3 – Curitiba, Brasil

E eis a nossa representante nacional. Curitiba é a capital do estado do Paraná desde 1854 e foi fundada em 1654, como um campo de mineração. A lenda é que um cacique indígena indicou o lugar para os tropeiros, exploradores da região, dizendo “Curi-Etuba” que, em tupi, significa “muito pinhão” ou “muitos pinheiros”. Atualmente a cidade tem 1,8 milhão de habitantes e possui vários espaços verdes (bosques e parques). É considerada a capital ecológica do Brasil e, por ter um transporte coletivo que também é considerado eficiente, os curitibanos são aconselhados a deixar os carros (e o monóxido de carbono) em casa.

2 – Portland, Estados Unidos

Mesmo com muitas grandes cidades dos Estados Unidos usarem grandes avenidas, carros e táxis, Portland investe em alternativas mais ecológicas, como ciclovias e ferrovias. Ela também se comprometeu a reduzir a emissão de gases nocivos na atmosfera e passou a construir seus edifícios apenas com materiais sustentáveis.

1 – Reykjavik, Islândia

A capital da Islândia é considerada a cidade mais sustentável do mundo. Sua energia é produzida através de hidrelétricas e de usinas geotermais. O sistema de transporte coletivo trabalha com hidrogênio como combustível. O ar de lá é tão puro que alguns turistas visitam a cidade para conhecer apenas o seu sistema de sustentabilidade.

Fonte: http://twurl.cc/2yd7

______________________________

O que não faz um marketing bem feito ! Não acredito que Curitiba seja uma das mais ecológicas cidades do Brasil. Ela tem problemas como qualquer outra metrópole do Brasil e só por ter projetos interessantes e até de vanguarda, não significa que ela seja uma exemplar cidade ecológica. Tem mais de 7% da população favelada, problemas sérios também de trânsito e de urbanismo. Mas a área central da cidade reluz como exemplar. E um governo fazendo um maravilhoso marketing, é isso que ela consegue, este título. Outras cidades no Brasil possuem projetos tão ou mais expressivos que Curitiba, como Rio de Janeeiro ou  Porto Alegre, que atualmente executa o mais audacioso projeto de despoluição e educação ambiental do país: o Programa Sócio Ambiental, que terminará já em 2012. Isto a imprensa brasileira não comenta. Que palhaçada.



Categorias:Meio Ambiente, Programa Sócio Ambiental

Tags:,

9 respostas

  1. Curitiba é de longe exemplo de cidade para todo o Brasil, saiba que o sistema de transporte de Curitiba não funciona somente a diesel… informação é tudo quando o assunto é informação!!!

    Curtir

  2. Curitiba ainda tem muito pra fazer pela nossa cidade. Eu estou apoiando um projeto chamado “Telhados verdes”. Aqueles que se interessarem vejam aí http://profgaldino.ning.com/group/telhadosverdes
    e nos ajudem a divulgar!!!

    Curtir

  3. Em Porto Alegre o unico marketing que realmente funciona é o dos ambientalistas corruptos, que recebem dinheiro pra agitar, de uma minoria com interesses escusos,
    O marketing desses corruptos é tão forte, que na proporção, 5 sempre conseguem acabar com os sonhos de 50 mil.

    Curtir

  4. Em Porto Alegre o unico marketing que realmente funciona é o dos ambientalistas corruptos, que recebem oredem pra agitar, em troca de dinheiro de uma minoria com interesses escusos.
    O marketing desses corruptos é tão forte, que na proporção 5 sempre conseguem acabar com os sonhos de 50 mil.

    Curtir

  5. Concordo com o Stefano, como pode uma cidade ser uma das 5 mais ecológicas do mundo, quando seu transporte público é baseado em ônibus movidos a diesel brasileiro, o mais podre do mundo?

    Resposta: marketing.

    Curtir

  6. Pena que não temos um Jaime Lerner…

    Há mais de 30 anos Curitiba vem desenvolvendo processos, projetos e melhorias. Agora só está colhendo o que plantou, e com toda certeza afirmo: realmente é uma das melhores cidades do país e exemplo para o mundo em questão de planejamento, infra-estrutura, transporte público e integração do cidadão com o meio ambiente.
    Antes do marketing veio a execução dos projetos e apoio da população. Acho que Porto Alegre tem muito que aprender ainda, e principalmente os Portoalegrenses, a cuidar mais da capital, respeitando regras de trânsito, jogando lixo em lugares adequados, tirando as carroças das ruas, derrubando o muro do Guaíba, e aproveitar a orla toda para turismo, investimentos e benefício da população de classe média. Se o cidadão não evolui, a sua zona de conforto também não. Como qualquer capital, em um país subdesenvolvido, ela tem problemas, mas bem menos do que a nossa capital.

    Curtir

  7. Como ela é ecológica tendo um sistema de transporte baseado em ônibus? Quer algo mais poluente que ônibus???

    Curtir

  8. Curitiba é só marketing… isso é fato!

    Curtir

  9. Morei oito anos em curitiba e estou a dois em porto alegre. Qualquer um que passou/passa por uma situação dessas pode constatar que Curitiba deixa porto alegre no chinelo. Falar isso me entristece, pois sempre tiver orgulho de ser gaúcho. Hoje em dia, só consigo sentir, mesmo, vergonha.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: