SMOV renova iluminação de rua da Cidade Baixa

A Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) deu início à instalação de novas luminárias na rua João Alfredo, para aumentar a segurança de moradores e clientes e o embelezamento de um dos pontos noturnos da Capital. Com design clássico, remetendo ao clima boêmio da Cidade Baixa, serão 47 postes com lâmpadas de vapor metálico de 150 watts, menos poluentes e até 40% mais econômicas que as de mercúrio, que produzirão a chamada “iluminação de realce”.

As luzes serão colocadas em quatro quadras da via, desde o largo Zumbi dos Palmares até a rua Lopo Gonçalves. Na primeira quadra da João Alfredo, os postes serão instalados apenas de um lado, onde estão os bares. A partir da rua da República, as luminárias estarão nos dois lados da via. “É um importante ponto de encontro noturno, de lazer e de negócios. Além disso, trata-se de um resgate histórico da paisagem urbana da Cidade Baixa”, frisa o secretário Cássio Trogildo.

A comunidade local – moradores e pequenos empresários – comemora a ideia, enquanto a prefeitura prevê que o projeto deverá se estender para outros pontos da cidade. Estão sendo investidos R$ 138 mil em recursos próprios da prefeitura, oriundos do Fundo Municipal de Iluminação Pública (Fumip). O projeto deve estar concluído na próxima semana.

Prefeitura de Porto Alegre
Foto: SMOV



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , ,

6 respostas

  1. achei legal pois é uma inicíativa boa da prefeitura pois as luzes sao muito legais e parece que tem bastamte tempo, pois em sao paulo existem bastante pela capital paulista

    Curtir

  2. A iniciativa é ótima. Vi os postes à noite e a iluminação é muito boa. Além do mais deu um charme a mais para rua. Tudo a ver com o clima boêmio da região.

    Curtir

  3. concordo com o Bruno….devem ficar “lindos” misturados com os outros postes e aquela fiacao horrenda.

    Curtir

  4. Embora não os tenha visto ainda, achei ótima a iniciativa e espero que se espalhe para outros pontos da cidade!

    Curtir

  5. Ainda não vi esses posts, mas gostei da iniciativa da prefeitura. Creio que deve ser aplicado principalmente nas ruas com arborização densa.

    Curtir

  6. A iniciativa é boa, mas estive lá final de semana passado e o material do poste é bem de segunda mão. Se não houver manutenção e cuidados especiais, em breve serão peça de sucata ou ferro-velho. Outra coisa é que eles ficam completamente deslocados pela presença dos postes normais. Caminhei pela rua e só os notei na segunda vez. Não sei se seria viável, mas o interessante é que nessas quatro quadras os postes antigos fossem retirados.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: