Por um Guaíba mais limpo

Reunidos em mais de 40 barcos, pescadores concluíram ontem um mutirão de limpeza no Guaíba, na Capital. Ao longo de dois dias, o grupo recolheu das águas três toneladas de lixo depositado indevidamente pela população.

A montanha de resíduos foi colocada junto à Usina do Gasômetro para destacar o volume e abrir simbolicamente a Semana Estadual do Meio Ambiente, e depois recolhida por caminhões do DMLU.

Iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Colônia de Pescadores Z-5, Clube Veleiros do Sul e Proa, o projeto Pescando Lixo, Salvando Rios é realizada pelo terceiro ano consecutivo. Em 2010, a semana tem como tema Plante Árvores, Cultive Vidas.

No ano passado, a quantidade de lixo retirada das águas foi maior: 40 toneladas. Neste ano, sofás, pneus e até capacetes de motociclistas foram achados às margens das ilhas do Guaíba. A Sema está finalizando um projeto de lei que deve ser encaminhado à Assembleia propondo a limpeza do Guaíba entre os meses de novembro e janeiro. Pelo trabalho, os pescadores cadastrados receberiam cestas básicas e diesel para as embarcações. O grupo já recebe seguro-desemprego do governo federal.

ZH



Categorias:Meio Ambiente

Tags:,

%d blogueiros gostam disto: