ARTIGO: Mobilidade urbana: uma questão da cidade, por José Fortunati

Porto Alegre é hoje uma grande cidade. Grande em sua história, grande em seu tamanho e, como toda metrópole, conta com grandes problemas. Governar uma cidade assim é conviver diariamente com questões que dizem respeito e preocupam a maioria da população. A mobilidade urbana é um dos temas que mais envolvem cidadãos.

Por isso, a prefeitura trabalha de modo efetivo na orientação, controle e na busca de soluções para o trânsito. O principal objetivo é o aprimoramento do transporte coletivo. Atualmente a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) está trabalhando para a qualificação do transporte coletivo na Zona Sul, Assis Brasil e Lomba do Pinheiro.

Mesmo contando com um dos melhores sistemas de transporte público do país, conforme a ANTP, estamos implementando o projeto Portais da Cidade, que vai transformar o trânsito da cidade, com menos poluição, mais rapidez, segurança e eficiência. A prefeitura também está em tratativas com o governo federal para a construção do metrô da Zona Norte.

É importante destacar que Porto Alegre tem mais de 700 mil veículos registrados – um para cada dois habitantes – e, por ano, mais de 30 mil novos automóveis passam a trafegar. Isso tem um grande impacto na mobilidade da cidade, pois as obras de ampliação de vias, por mais eficientes que sejam, não têm como acompanhar esse ritmo.

O aumento da frota, contudo, não pode ser visto como uma barreira intransponível para a qualificação da circulação no trânsito da cidade. Com esse pensamento, a prefeitura planejou e conquistou financiamento para 11 ações que ajudarão a melhorar o fluxo até 2014, quando receberemos a Copa do Mundo. Entre elas, estão a duplicação da Beira-Rio, a reurbanização e ampliação da Avenida Tronco, criando nova rota entre Centro Histórico e Zona Sul, viadutos e trincheiras na Terceira Perimetral, o prolongamento da Severo Dullius, além da alça de acesso próxima à rodoviária, que vai ajudar a desafogar o trânsito na região.

Com tudo isso, a administração municipal investe recursos e esforços para que a qualificação da mobilidade urbana continue sendo realidade e para que grande também continue sendo o orgulho dos porto-alegrenses.

JOSÉ FORTUNATI – Prefeito de Porto Alegre
(publicado hoje em Zero Hora)


Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, , ,

3 respostas

  1. Meu receio é que tantos projetos lançados não sejam cumpridos!

    Abraço!

    Curtir

  2. Gostei quando ele falou: ” as obras de ampliação de vias, por mais eficientes que sejam, não têm como acompanhar esse ritmo.”

    Ou seja, as duplicações, viadutos, etc são uma montanha de dinheiro que vamos gastar por causa da copa, pois temos que melhorar o fluxo até lá, mas não é isso que vai resolver o problema do porto alegrense, o que resolveria fica só no blá, blá, blá!!!!! Mesmo com todas estas obras, tô vendo tudo trancado em 2014!

    Curtir

  3. Alguma novidade com relação aos Portais da Cidade? Daqui a pouco eles vão virar lenda!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: