O aeromóvel e o monotrilho

Enquanto o aeromóvel sai enfim do papel para fazer a ligação entre o metrô e o aeroporto de Porto Alegre, o Rio de Janeiro quer usá-lo para conectar sistemas já existentes, como metrô, ônibus e rodovias, por ser 65% mais barato. Mas a cidade alemã Wuppertal já tem o que lá chamam de monotrilho de 13 km desde 1901.

Affonso Ritter



Categorias:Aeromóvel

Tags:, , ,

8 respostas

  1. Amigos, o Aeromóvel não é um sistema monotrilho. Ele apenas é em via elevada tal qual este outrto meio de transporte, por isso se assemelham e confundem o leigo.
    Acredito que não há vantagens de um sistema sobre o outro a não ser o custo de implantação do AE ser mais barato.

    Bem, aguardemos até meados de 2012 depois que entrar em operação o AE de Porto Alegre para sabermos maiores detalhes.

    Por enquanto só posso dizer: que mania o Brasileiro tem de se depreciar. Vejam o exemplo da Embraer e seus E170 – 195, sucesso absoluto!

  2. Ué, aqui em Salvador/Ba, estão fazendo a maior festa sobre esse tal de monotrilho de Porto Alegre e, imaginem só, estão planejando implantar um sistema parecido já para a copa do mundo.
    É o samba do crioulo doido, meus amigos.

  3. Sim, em Wupertal tem um trem, cujo motor é autotransportado, coisa que é radicalmente diferente do sonho do Sr. Oscar. E já funciona lá desde 1900, comprovadamente. E tem um piloto no comando do veículo, não custa lembrar. Quem quiser se informar, e não acreditar em histórias babacas, é só pesquisar.
    Vamos então orçar um trem como o de Wupertal, e não um brinquedo como o do Sr. Oscar.
    O aeromóvel sai do papel, e vai para a cesta de lixo, pois não é viável.

    • Baseado em em quê você afirma que é inviável? Não acredito que iriam implantá-lo se não funcionasse perfeitamente bem. Além do mais o custo é 30 milhões por km, muito abaixo do monotrilho paulista, por ex, que custará 180 milhoes.

  4. Se é tão bom como tentam convencer aos incautos, porque não foi expandido na Indonésia?
    Essa é a pergunta que responde ao engodo.

    • Na Indonésia o aeromóvel está instalado em um parque temático para deslocamento interno e não foi expandido talvez por não haver necessidade.

      Não acredito que seja superior a outros meios de transporte, mas também não é inferior. O custo de implantação deve ser mais barato que outros, como o monotrilho, desde que não haja roubo, como é de costume no Brasil, mas com relação ao consumo deve ser igual porque mesmo se comparares avião x carro o consumo por passageiro é o mesmo.

  5. O monotrilho de Wupperthal não tem nada a ver com a farsa chamada Aeromóvel. Quanto a sair do papel, não adianta forçar, porque agora não vai sair mesmo, nem aqui, nem no Rio.

Faça seu comentário aqui: