Novo site (clicRBS) traz informações sobre o clima em tempo real

Gaúchos e catarinenses têm acesso a dados de 18 estações meteorológicas

Para obter informações detalhadas e instantâneas sobre o clima, a partir de hoje gaúchos e catarinenses poderão abrir uma simples janela — não mais de casa, mas do computador.

Um site com dados de 18 estações meteorológicas do Grupo RBS e link para a previsão do tempo já está no ar trazendo dados como temperatura, chuva e vento de forma instantânea. É possível até monitorar a possibilidade de formação de um nevoeiro.

Na página inicial do site, o usuário encontrará um mapa dos dois Estados com um resumo das medições oferecidas pelas estações localizadas nas sedes regionais da RBS. Se desejar maior variedade e detalhamento dos dados, bastará clicar sobre o nome da cidade pretendida e se abrirá uma nova janela com medições atualizadas a cada 10 minutos. Conforme a meteorologista Estael Sias, da Central de Meteorologia, essa instantaneidade é um dos recursos mais importantes do novo site.

— Não havia até agora, de forma gratuita, esse nível de atualização de informações meteorológicas. É uma inovação desse projeto — avalia.

Além de consultar as condições do tempo em um determinado momento, o internauta também poderá verificar a chuva acumulada, a evolução de temperatura e de velocidade do vento ao longo do dia. Quem tiver interesse na previsão poderá acessar um link para o site do clicTempo, que também a partir de hoje contará com um layout renovado. A variedade de dados, porém, possibilita até avaliar o risco de um nevoeiro se formar — informação importante para quem precisa pegar a estrada ou tem uma viagem de avião programada.

O site informa qual é o ponto de orvalho — isto é, com qual temperatura a umidade invisível é capaz de se condensar e formar o nevoeiro. Quando a temperatura registrada fica a menos de um grau de diferença do ponto de orvalho, e o vento está abaixo dos 5 km/h, é sinal de que pode ocorrer o fenômeno. Os recursos incluem ainda o horário em que o sol nasce e se põe e a fase em que a lua se encontra.

 



Categorias:Meteorologia

Tags:, , , , ,

1 resposta

  1. Gostei desta ferramenta.

    Eu utilizo(ava) um gadget americano que, por vezes, me dava como nublado um dia chuvoso. Enfim…

    Abraço!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: