contexto: alguns leitores daqui (e de outros fóruns) sugerem que a rodoviária deve ser realocada para outro lugar; o que segue é a opinião de Felipe Mobus, colaborador desse blog:
Eu concordo que o entorno da rodoviária hoje é um caos, mas acho que não dá pra atribuir esse caos ao fato de a rodoviária de longa distância ser ali. Se vocês observarem bem, os ônibus de viagem entram e saem da rodoviária de forma relativamente segregada – o ônibus-problema são os urbanos mesmo.
Ao meu ver, o problema é a quantidade de caminhos que se cruzam naquela região: o binário Julio de Castilhos/Mauá, Farrapos, Voluntários, Castelo Branco, Túnel da Conceição (que junta Oswaldo, Perimetral e João Pessoa). Sacar a rodoviária não faria diferença, pois estes caminhos continuariam se cruzando.
Além disso, saindo a rodoviária, o que ficaria? Provavelmente um projeto de uso misto (exemplo), que atrairia também diversas viagens todos os dias.
O projeto atual propõe uma estação de BRT na área da rodoviária, o que concordamos ser necessário. No entanto, não se fala em corredor de BRT para Av Mauá e para o túnel. Um erro, ao meu ver, pois segregação de tráfego é essencial para o BRT funcionar.
O que eu queria ver pra rodoviária, em lugar de instalar um minhocão horroroso e de desmanchar um refúgio verde, seria um projeto baseado em túneis: um ligando a Júlio de Castilhos à Castelo Branco, outro para ônibus ligando a Júlio de Castilhos ao prolongamento da Barros Cassal, que por sua vez se interligaria com a Av. Farrapos, e outro na Barros Cassal por baixo da Alberto Bins e Independência, que daria acesso ao corredor da Oswaldo.
um rascunho muito breve dessa minha ideia:
(teríamos duas estações subterrâneas do BRT: uma na rodoviária, interligada ao trensurb e outra embaixo da Av. Independência)
Outra possibilidade que eu acho que deveria ser estudada é a criação de um binário com as Avenidas Farrapos e Voluntários da Pátria. A Farrapos ficaria com o sentido centro-bairro e as duas mãos do corredor BRT, enquanto a Voluntários ficaria com o bairro-centro e quem sabe espaço para ciclovias.
Este post se relaciona a este: https://portoimagem.wordpress.com/2010/06/13/caixa-deve-aprovar-projeto-complexo-da-rodoviaria-em-julho/
.
Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, Revitalização do centro
Túnel sim, “minhocão” não.
CurtirCurtir
Ok Felipe, achei boas as suas sugestões!!
CurtirCurtir