R$ 1,3 milhão para agilizar trânsito na rótula da Nilo

Foto: Ricardo Giusti / PMPA

A implantação de um projeto de reestruturação viária foi definida na manhã de hoje, 18, por técnicos da prefeitura, para solucionar um dos gargalos de trânsito mais críticos da Capital, a rótula da Nilo Peçanha. O projeto, elaborado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), prevê um investimento de cerca de R$ 1,3 milhão para substituição da Rótula da Encol, localizada no cruzamento da Carazinho com Nilópolis, Nilo Peçanha e Carlos Trein Filho, por um conjunto semafórico e obras de disciplinamento viário. (Veja vídeo)

Em vistoria ao local, o prefeito José Fortunati afirmou que a conclusão da obra está prevista para fevereiro de 2011, período que antecede o início do ano letivo escolar.  “Esta é uma solução simples, mas que exigirá uma série de ações para agilizar a mobilidade urbana desta área. Com isso, vamos desafogar um dos grandes tráfegos de veículos da cidade”, destacou.

A semaforização permitirá aos motoristas a conversão à esquerda da Carazinho para a Nilópolis e conversão da Carlos Trein Filho para a Nilo Peçanha, sentido Centro/bairro. O movimento da Nilópolis para a Carlos Trein Filho acontecerá pela Travessa Cel. Antônio Carneiro Pinto e Carazinho. Será criada uma faixa adicional de circulação na Carlos Trein Filho, na área de aproximação do cruzamento. Estão previstos ajustes geométricos em toda a área de entorno do cruzamento, com recortes de canteiros e melhorias de raios de giro para os veículos. Esta proposta garante um novo fôlego para o trânsito da região, com possibilidade de intervenções viárias complementares.

Conforme o diretor-presidente da EPTC, Romano Botin, a meta é reduzir em até 80% os congestionamentos naquela região onde circulam cerca de 61 mil veículos, das 7h às 20h. A licitação, pela Smov, acontecerá nos próximos dias, com prazo final de entrega das obras de seis meses.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, , , ,

2 respostas

  1. Felipe, achei tua idéia espetacular, algo pensado, com critério!
    Esse projeto de uma sinaleira 3 tempos que a prefeitura apresenta, segundo alguns entendidos no assunto, de quase nada vai adiantar para esse cruzamento. Eu moro ali ao lado, e realmente, pela lógica do alto fluxo que ali há dificilmente esse projeto vai aliviar o tráfego naquele ponto.
    O que vc acha de outro tipo de projeto, tipo uma passagem de nível ou algo do gênero, um projeto alternativo como esse teu com algo do tipo passagem de nível???
    Parabéns pela idéias coerentes,
    abraço.

    Curtir

  2. Hmm esse projeto ainda vai exigir uma sinaleira de três tempos… tenho uma proposta alternativa:

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: