Prefeitura deverá abrir edital nos próximos dias para contratar as obras
Um dos maiores gargalos do trânsito de Porto Alegre poderá ganhar uma solução em fevereiro de 2011. Essa é a data anunciada ontem pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e pela Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) para o término das obras de retirada da rótula da Avenida Nilo Peçanha.
A polêmica rotatória, alvo de críticas desde sua criação, em 1995, será eliminada. No lugar, haverá um semáforo de três fases.
A medida possibilitará as conversões à esquerda da Rua Carlos Trein Filho em direção à Nilo Peçanha e da Rua Carazinho para a Avenida Nilópolis. Os motoristas que estiverem na Nilópolis e quiserem dobrar à esquerda na Carlos Trein Filho terão de fazer um percurso maior, pois essa conversão será proibida. Os carros farão um desvio pela Carazinho. Já a Carlos Trein Filho terá mais uma faixa, onde hoje é o entorno da Praça da Encol.
Além disso, estão previstos ajustes na área, com recortes de canteiros. Haverá ainda a instalação de um sistema de câmeras no local. A Central de Controle e Monitoramento da Mobilidade (Cecomm) poderá alterar o tempo das sinaleiras, de acordo com o fluxo.
O projeto é dividido em três fases. Na segunda, o semáforo de três tempos daria lugar a um de dois tempos, com a eliminação das conversões à esquerda e a utilização de retornos. Na terceira etapa, uma passagem de nível, semelhante a um viaduto, deixaria as pistas livres. As duas alternativas não têm prazo para serem executadas, dependendo dos problemas verificados no trânsito ao longo dos anos.
A abertura do edital deverá ocorrer nos próximos dias. As últimas licitações não tiveram empresas interessadas no projeto. O período de obras previsto é de seis meses e o investimento de cerca de R$ 1,3 milhão.
– Disse para minha equipe que esse gargalo requer uma solução rápida. A partir das mudanças, o fluxo será normal – garantiu o prefeito José Fortunati.
Zero Hora
Categorias:Meios de Transporte / Trânsito
Faça seu comentário aqui: