Casa de Cultura Mário Quintana abandonada

Comentário extraído do boletim do Vereador Adeli Sell, de hoje:

Casa de Cultura em perigo. Foto: Gilberto Simon

“Trabalho na CGTEE, ao lado da casa de cultura Mario Quintana. Esta casa, que é um patrimônio cultural de P. Alegre, está num abandono, há mais de 3 anos colocaram uns tapumes para iniciar uma reforma que não iniciou. Estes tapumes e andaimes de madeiras estão podres, com perigo de cair a qualquer momento, é só vir fotografar e verificar o perigo e abandono desta casa. Nós da empresa sempre após o almoço nos encontramos e tomamos um cafezinho na rua interna rua dos Cataventos, turistas que fotografam esta casa cultural saem com uma péssima imagem da casa de cultural Mario Quintana. Seria oportuna uma vinda de sua pessoa parar verificar in loco e poder interditar todo este espaço que está em perigo, podendo cair a qualquer momento, e podendo ter vítimas”. — Carlos

________________________

Passarei lá hoje e verificarei in loco como está a situação dela. Tirarei fotos. É imperdoável que o maior centro cultural da cidade esteja neste estado. Me parece que a atual gestão do governo do estado deixou um pouco de lado a cultura.



Categorias:Cultura, Outros assuntos

Tags:, , , , , ,

6 respostas

  1. palmas, palmas… mas acho que além das providências materiais, precisamos melhorar também, arrumar as coisas das artes. abs. Soriano.

    Curtir

  2. Os recalcados vermelhinhos já começoaram, contando com a ‘ingenuidade’ do blogueiro… Me digam: o que esta gestão do Gov. do Estado fez MENOS que as anteriores em termos de cultura?? As anteriores foram superiores? Em que sentido? Que obras, fatos? Obviamente que o foco principal da atual gestão foi a – necessária – política e gestão do Estado, que acaba por permitir investimentos nas atividades-fim, como estamos vendo (aqueles que querem enxergar, claro), na segurança, infraestrutura e outras… Na cultura, se não é uma grande gestão, pode-se garantir que pelo menos é séria e responsável, ao contrário das anteriores, que tb nada faziam de relevante e ainda por cima deixaram passivos enormes na Secretaria.

    Qualquer um pode ver – é só pesquisar na internet – (minha sugestão ao blogueiro, deveria se informar melhor ao invés de julgar toda a gestão da cultura só pq um vereador do PT disse que a CCMQ está “abandonada”), a atual gestão ZEROU um déficit de R$ 14 milhões na LIC (ou seja, projetos aprovados e que ficavam no papel)… É pouco? Hj em dia, o sistema LIC foi reformulado (outro feito importante), tem muito mais dinheiro que antes. Fora isso, as obras do Multipalco continuaram a receber recursos públicos, a OSPA contou com todo o apoio do governo (como nunca antes, é só ouvir o que diz o Sr. Karabtschevsky, vá no google), o Palácio Piratini passa pela maior reforma da sua história, o Museu de Comunicação idem, as atividades culturais na Praça da Matriz foram muito incrementadas, o Museu Julio tb passou por reformas etc etc etc…

    E tb, graças a “esta gestão que deixou de lado a cultura” os portoalegrenses reacionários e provincianos (orgulhosos da sua ‘superioridade’), puderam ver Monet, Renoir e Van Gogh na frente de seu nariz, e isso é graças à política e dinheiro (muito dinheiro foi investido por governo e Banrisul para viabilizar a exposição), e o mesmo ocorrerá com o Leonardo da Vinci, que vem a Porto Alegre no ano que vem… O Margs recebeu as melhores e maiores exposições da sua história, obras de nível mundial, que apenas Rio e SP poderiam receber no Brasil, e isso graças à determinação do governo em trazê-las.

    Enfim, pode não ter sido brilhante, mas gostaria que me apontassem o que as gestões anteriores fizeram melhor ou diferente do que esta, pq se “esta gestão” deixou a cultura “de lado”, o que fizeram as outras, que tinham “grandes pensadores” do RS à frente??? NADA…

    Curtir

  3. E isso é uma lástima. Infra-estrutura, é só o que se pensa para a Copa. Os turistas ficarão 2 horas em torno do estádio, mais umas duas horas em direção/retorno deste, e o que farão com o tempo vago? Vão para São Paulo?

    Investir no Turismo é fidelizar estes turistas a voltarem, e ainda com mais outros, enriquecendo nossa economia.

    E a CCMQ é patrimônio cultural gaúcho, com várias formas diferentes de entretenimento cultural. O prédio inteiro é um shopping artístico. Gosto bastante do Jardim José Lutzemberger, no terraço do prédio mais baixo.

    Abraço!

    Curtir

  4. Não vi o local, mais suponho que é verdade. Eu já venho observando e criticando a muito tempo o último prefeito da nossa cidade, que se diz muito culto, desde sua gestão no senado federal, abandonou a prefeitura para não perder a “boquinha” nas próximas eleições, só trouxa para não ver.
    No senado não fez nada, na prefeitura, deixou a cidade as traças. E os poderosos abafam as falcatruas, pois também eles tem culpa no cartório. Ainda falo que, nesse cantão do RGS, não aparece um político decente para se doar para este estado e para a nossa cidade? Será que vou ter que chamar o Dunga? py3cvs – Claudio

    Curtir

  5. Poxa, te parece que o governo do Estado deixou a cultura de lado? Mesmo?
    Será que é porque temos uma secretária de cultura que não sabe o que é cultura, nunca soube e não tem nenhuma inclinação a aprender? Será que é porque a secretária é uma imprestável que ganhou o cargo de presente por ser amiga pessoal da governadora? Governadora, que por sinal, no meio de sua abismal ignorância, também não tem qualquer ideia do que é a cultura e de sua importância.
    O Estado está largado às traças, a única diferença no setor cultural é que ele foi totalmente ignorado.

    Curtir

  6. Descaso é pouco!

    Por que não seguem o exemplo da cidade de Rio de Janeiro que recuperou o incrível Teatro Municipal. (Vi uma reportagem na Globo e fiquei pasmo!)

    http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/

    Acho a arquitetura da Casa de Cultura Mario Quintana fantástica. Só acho que deveriam salientar melhor os detalhes, colocar cores mais contrastantes na fachada, reformar todo o terraço (está podre de sujo) colocando folhagens e bancos decentes para sentar.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: