Lançado projeto de novo estaleiro para Rio Grande

Em cerimônia realizada na tarde de ontem, no Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Rio Grande, o Grupo Wilson, Sons fez o lançamento do projeto de execução do estaleiro que irá construir no Superporto de Rio Grande. O evento contou com a presença da governadora Yeda Crusius, que visitou o terreno de 125 mil metros quadrados onde será construído o Estaleiro Wilson, Sons Rio Grande. Com o prefeito Fábio Branco e diretores do grupo, descerrou a placa comemorativa ao lançamento das futuras instalações do empreendimento.

Conforme o diretor da Wilson, Sons Estaleiro, Adalberto Souza, o grupo ainda espera a Licença Prévia (LP), “que deve sair a qualquer momento” e a Licença de Instalação (LI). “Em dois anos o estaleiro estará em pleno funcionamento.” O empreendimento já tem aprovação de 140 milhões de dólares do Fundo de Marinha Mercante para sua execução.

O Estaleiro Wilson, Sons Rio Grande atuará na construção de embarcações de apoio à plataforma marítima, rebocadores portuários e oceânicos. Em sua área ocorrerá a transformação de peças em blocos e esses, em navios. A estrutura contará com um pátio de peças, oficinas de submontagem e de acabamento, edificação e um dique flutuante para lançamento das embarcações na água. As oficinas terão capacidade máxima de produção de 16 mil toneladas de aço por ano, o que equivale à possibilidade de entrega de até oito embarcações de apoio a plataformas de petróleo.

Em sua primeira fase, o estaleiro deverá gerar 600 postos de trabalho, devendo chegar a 2 mil quando estiver operando em plena capacidade. A ideia é aproveitar mão de obra local, confirmou a direção. O empreendimento ainda deverá atrair empresas sistemistas para fornecimento de aço, tubulações e realizar acabamentos e serviços de carpintaria, entre outros.
 

Correio do Povo



Categorias:Economia Estadual

Tags:, , ,

%d blogueiros gostam disto: