FINALMENTE: Yeda autoriza abertura de licitação para revitalizar Cais do Porto Mauá

Obras começarão em 2011

Esperada há 30 anos pela comunidade de Porto Alegre, a revitalização do Cais do Porto Mauá ganhou, nesta segunda-feira (28), um de seus capítulos finais: a governadora Yeda Crusius autorizou a abertura de licitação para escolher a empresa que irá revitalizar o espaço. “Aguardamos todo esse tempo e estamos fazendo em três anos. É um desejo coletivo transformar esse ponto em um cartão postal mundial”, afirmou Yeda, no pórtico de entrada do Cais. As obras serão iniciadas em 2011, com perspectivas de investimentos entre R$ 400 e R$ 500 milhões do setor privado.

A partir do final desta semana, as empresas interessadas poderão se cadastrar no processo de licitação.

De acordo com a governadora, o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul terá um incremento significativo com a revitalização da área. “Ele será maior e terá mais qualidade”, disse. Para Yeda, o espaço será polo de desenvolvimento turístico, com atividades esportivas, culturais e educacionais. “A área continuará pública”, reforçou, ao destacar que o Governo do Estado deu prioridade à modernização do Cais Mauá. Em três dias, será publicado o edital de licitação e, até o final de setembro, os envelopes com as propostas serão abertos.

Com expectativa de gerar 10 mil empregos diretos e indiretos nas operações que serão instaladas na área, a revitalização terá recursos integralmente custeados pela iniciativa privada e vai da Usina do Gasômetro até as proximidades da Estação Rodoviária. Dos 12 armazéns, 11 são tombados pelo Patrimônio Histórico e serão preservados. O local também abrigará hotéis e apart-hotéis, além de um centro de educação ambiental. Segundo estudo do Sebrae, 16% de todos os eventos realizados no Brasil ocorrem em Porto Alegre. Com um novo Cais Mauá, esse percentual poderá subir para 23%.

O coordenador do projeto e diretor da Caixa RS, Edemar Tutikian, afirmou que os estudos para a revitalização da área iniciaram em 2007. Segundo ele, todas as regras do patrimônio histórico e do meio ambiente foram respeitadas. “Essa ação vai gerar mais tributos, impactar no turismo e movimentar a área cultural”, ressaltou. “É a renovação de uma área portuária não-operacional que irá viabilizar incremento da economia do centro histórico da cidade”, acrescentou. O projeto integra o Programa Estruturante Nossas Cidades.

Conforme a secretaria-geral de Governo, Ana Pellini, o espaço também será sede de um centro de controle das águas, de universidades e da Bienal do Mercosul. “O sonho se tornará realidade”, disse. Para o prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, o edital de licitação marca mais um passo decisivo para as melhorias no Cais. “Será um belo presente à Capital para a Copa 2014”, concluiu. A área será de acesso irrestrito da população e terá acessibilidade universal.

Fonte: Site do Governo do Estado



Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, ,

8 respostas

  1. Eu sinceramente não entendo pessoas que sempre ficam batendo na mesma tecla de maneira negativa. Ao invés de ficarem propagando isso, que se mexam, criem sites, corrente de e-mails, panfletos.. Façam o mesmo que os xiitas, mas defendendo os projetos…

    Curtir

  2. “””Obras começarão em 2011″””
    hauhauhuahauahuahauahuahauahuahaahuahauahauhauah.
    Ate parece, se preparem para um festival de petições, abaixo assinados, impugnações juridicas, etc e etc.
    Se tudo der certo até 2040 é dado o pontapé inicial.

    Curtir

  3. Tomara que meus tataranetos tenham a opurtunidade de verem isso.

    Curtir

  4. Oxalá esse grande sonho porto-alegrense se torne realidade um dia.

    Curtir

  5. Pelos 40 anos de amizade, toca ficha Tuti. Abs. Soriano.

    Curtir

  6. aleluia irmãão….

    Curtir

  7. Que parto !!
    Que negócio mais demorado !!Muita discussão e pouca ação !!

    Curtir

  8. No Diário Gaúcho, falaram que uma pesquisa aponta que 84% dos portoalegrenses são a favor da revitalização do Cais do Porto.

    http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/diario-gaucho/19,222,2952912,Yeda-abre-processo-licitatorio-para-revitalizacao-do-Cais-do-Porto-Maua.html

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: