Viaduto Otávio Rocha vai ganhar um banho

Prefeitura deve limpar a estrutura, no centro da Capital, no começo de julhoPara limpar a paisagem do centro da Capital, o Viaduto Otávio Rocha vai ganhar um banho de água e sabão na primeira semana de julho. Quem promete é o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

Atinta antipichação, usada com frequência para auxiliar na limpeza de viadutos, não será utilizada desta vez. O material poderia danificar a estrutura original da obra, que é considerada patrimônio histórico.

– Estávamos adiando a limpeza por receio de danificar algo. Mas agora não tem mais como esperar. O viaduto está muito feio, principalmente na parte de baixo, na Avenida Borges de Medeiros. Queremos começar este trabalho o mais rápido possível – afirma diretor-geral do DMLU, Mário Moncks.

Uma força-tarefa na prefeitura foi montada para revitalizar o espaço turístico. Juntamente com o DMLU, entidades que fiscalizam os cuidados com o patrimônio histórico da cidade também estarão presentes para garantir que não será usado nenhum produto que possa danificar as estruturas.

O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) irá participar, efetuando o desentupimento das calhas e da canalização das escadarias. Em um segundo momento, está prevista a restauração do prédio, que apresenta uma série de infiltrações oriundas dos terrenos vizinhos. Também é levantada a hipótese de uma intervenção arquitetônica.

Por enquanto, a limpeza foi considerada uma prioridade. As ações para dar cara nova ao viaduto, tombado em 1988, foram decididas durante uma reunião na sexta-feira que contou com a participação de secretarias envolvidas no processo de revitalização do centro histórico e recuperação do patrimônio cultural da cidade. O trabalho não tem data para terminar.

Zero Hora



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Revitalização do centro

Tags:, , ,

2 respostas

  1. Creio que o banho é paliativo, semana que vem (infelizmente) já estará pichado de novo. Creio que a restauração completa, com a possibilidade de usar este material anti-pichação e com a iluminação certa (tal qual usada pela RBS promover a Copa), certamente o monumento será de digno de patrimônio histórico!

    abraço!

    Curtir

  2. só falta criar uma lei com uma punição forte para as empresas que criam cartazes em locais publicos, e claro, multar tambem quem anuncia nessas empresas que fazem isso.

    E pegar pesado com os pixadores… se tirar os mendigos de la ja ajuda muito tambem, ja que fazem sujeira… e botar alguem pra cuidar dos postes, pra que nenhum fiodaégua va la quebrar ou roubar.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: