Editorial ZH – Urbanização planejada

No momento em que Porto Alegre começa a definir as ações necessárias para se adequar às exigências da Copa de 2014, ganham relevância as iniciativas para a simulação de cenários destinados a um aproveitamento racional dos espaços disponíveis. É o caso das propostas colocadas para debate por professores e alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Universidade Técnica Federal de Zurique e com a participação da comunidade, que deveriam merecer atenção especial de formuladores de políticas públicas. Os crescentes congestionamentos de trânsito e os danos provocados por tragédias climáticas em áreas de risco são indicadores trágicos do que pode ocorrer em áreas urbanizadas quando falta planejamento.

As propostas preocupam-se fundamentalmente em desenvolver possíveis soluções para áreas em torno do Aeroporto Internacional Salgado Filho e do denominado Vale do Conhecimento, na região do Campus da UFRGS, além de definir até mesmo um bairro de integração entre a Zona Sul e a Norte. As propostas privilegiam sempre o desenvolvimento sustentável, favorecendo os deslocamentos, com ênfase em projetos que possam gerar emprego nas proximidades das áreas residenciais e na definição de áreas verdes em parques, praças e em espaços privados.

Uma das vantagens da proposta, com base em programas específicos de computador, é a de demonstrar a importância das ferramentas de simulação nos debates sobre política urbana. Além de facilitar a visualização dos projetos, a técnica tem a vantagem de permitir um cálculo preciso do impacto do que é planejado.

Pela sua importância, esse tipo de iniciativa não pode se restringir ao âmbito acadêmico e às comunidades envolvidas diretamente com as inovações. É preciso que as ações possam chegar também aos políticos, particularmente aos eleitos para dar a palavra final sobre assuntos de interesse direto da população.

ZH



Categorias:Outros assuntos

Tags:

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: