RUMO A 2014 – Reforçada promessa para o aeroporto

Foto: Gilberto Simon

Depois de o prefeito José Fortunatti e o secretário Estadual da Copa, Eduardo Antonini, apontarem a preocupação com o cronograma das obras no Salgado Filho, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) tentou ontem tranquilizá-los. A estatal voltou a prometer que o aeroporto estará pronto em 2012, dois anos antes de os torcedores desembarcarem em Porto Alegre para a Copa.

Segundo o superintendente do aeroporto, Jorge Herdina, o cronograma estabelecido está sendo cumprido. Ele afirma que o recapeamento e alargamento da atual pista devem estar prontos em três meses.

– Essa primeira etapa está prevista para ser concluída em outubro. A partir daí, teoricamente, estaremos prontos para fazer a segunda fase e o prolongamento (da pista) – disse em entrevista à Rádio Gaúcha.

Para a segunda etapa da obra, é necessário retirar todas as famílias que vivem nas vilas Dique e Nazaré, na cabeceira da pista. O superintendente estima que em julho de 2011, esteja implantado também o chamado Módulo Operacional Provisório, que ampliará em 40% a capacidade instalada de passageiros. Os equipamentos que melhoram as condições de pousos e decolagens, e o edifício garagem que será ampliado, têm previsão para estarem prontos no fim de 2012. A construção do complexo logístico de carga está licitada, faltando o começo das obras.

Além disso, a Infraero prevê para até 2012 a instalação do ambicionado equipamento ILS-2 (dispositivo sucessor do ILS-1, ele emitirá sinais de rádio para guiar a altitude e a localização da aeronave na hora do pouso). Será um aparelho capaz de driblar os nevoeiros constantes na cidade.

Zero Hora



Categorias:aeroportos brasileiros, COPA 2014

Tags:, ,

2 respostas

  1. Não Márcio, a segunda fase é que se constitui no prolongamento da pista em 1Km, o que possibilitará voos mais longos, como por exemplo, Porto Alegre – Nova Iorque direto, sem escalas. Ou Porto Alegre – Lisboa, também direto. Mas a pista já está sendo alargada, de 42 para 45m. Isto será muito importante também.

    Curtir

  2. com essa primeira etapa concluida, quer dizer que ja poderemos ter voos direto ja os EUA?

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: